Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

BIBLIOTECA SONHAR E REALIZAR na COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CABOGE EM CIPÓ.

Pedi um dia desses, que os alunos colocassem suas impressões acerca do que é ser Estudante de Escola Pública, já que os mesmos estão concluindo mais uma etapa escolar, saindo do Ensino Médio... Eles escreveram, mas a maior demonstração de que internalizaram a essência da belezura da educação pública, quando se acredita nela, está na AÇÃO desses alunos. Essa imagem é impagável, crianças na Comunidade Quilombola do Cagoge, concentradas ao folhearem livros que irão compor a Biblioteca Sonhar e Realizar. Biblioteca essa, fruto da determinação dos ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO COLÉGIO ESTADUAL MARIA MACÊDO, que através desse Projeto, evidenciam que não basta só a apreensão de conhecimentos objetivos/técnicos de disciplinas específicas... Mostraram que A ESCOLA PÚBLICA desperta também a necessidade de se aprender para a vida. E o aprender para vida, ultrapassa as 4 paredes de sala de aula e contagia tudo...age como vírus positivo e alimenta o espírito de solidariedade. Uma surra de cidadania esses alunos deram... Num país onde o poder público não investe em educação , onde a leitura não é estimulada (PORQUE SABEM QUE LER,LIBERTA), esse é o maior exemplo do que é o compromisso com o educar para olhar o outro. Escrevo e não contenho as lágrimas... lágrimas essas materializadas literalmente no transbordar do orgulho que sinto de vcs e também lágrimas de uma professora que vai morrer de saudade!!!! Eu amo vcs!
Milla Dantas Dias

...................................................................................................................................................................


Algumas ações denunciam o que nos falta, nesse tanto e tão pouco que temos por cá... transcendem a sensibilidade, apontam um caminho. No domingo celebrávamos a inauguração da BIBLIOTECA SONHAR E REALIZAR na COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CABOGE EM CIPÓ. Projeto "sonhado e realizado" pelos alunos do COLÉGIO MARIA MACEDO. Agora é ocupar o espaço, estreitar os laços, espalhar a boa nova aos quatro ventos: Sim, A COMUNIDADE DO CABOGE tem sua biblioteca! É mais um espaço de convivência que se abre na cidade, um lenitivo que aplaca minimamente a dor da invisibilidade. E a simbologia disso numa comunidade negra é enorme. Não poderia haver melhor notícia nesse 20 de novembro.
Como ainda temos muito a fazer, aproveitamos a ocasião para solicitarmos a doação de livros e brinquedos... afora a visita imprescindível. Aceito inclusive convites, podem me procurar...rs. O espaço além de uma pequena cascata, é completamente arborizado e, ainda é possível tomar uma cerveja e comer o tradicional pirão de galinha feito pela amiga Marlene. Hoje pela rádio, além da propaganda, pedimos algumas telhas transparentes, pois o espaço durante o dia fica um pouco escuro e é necessário retirar algumas telhas de cerâmica para iluminar a sala. 
No mais, no aguardo dessas doações. Ontem com o poetamigo Ranieri Caetano, levamos alguns títulos do nosso acervo. Além de Arthur e Salomão que fizeram a festa com as crianças do lugar...rs.
Texto: Ronald Anunciação












Postagem: Flavinho Leone 

Postar um comentário

0 Comentários