Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

BRASIL – 515 ANOS DE HISTÓRIA E ESTÓRIAS!

São muitas às estórias contadas pelos Portugueses Alemães, Ingleses, muitas outros que aqui se instalaram e contribuíram para o desenvolvimento e sofrimento deste fabuloso país. Com mais de duzentos milhões de habitantes, este país de todas às raças passa por turbulências que nem às estórias do passado são capazes de alimentar a história que será lida e ouvida por gerações futuras. São tantas às desordens, tantas mazelas, que talvez, seja melhor transformá-las apenas em estórias.

Pero Vaz Caminha escreveu: - nessa terra plantando tudo dar, não mentiu e ainda previu para o futuro que nessa terra nasceriam contadores de estórias capazes de implantar sistemas quase infalíveis no sentido de enganar o povo. Dom Pedro l ao proclamar a República disse: - Independência ou Morte! Não morreu ninguém naquele momento histórico, mas, às mortes são marcas registradas por todos os cantos desta terra que plantando dar de tudo!

Na década de 40 Stephan Zeweig escreveu o livro “Brasil o País do Futuro” de grande repercussão. Esperávamos que o futuro, preconizado pelo autor, estivesse próximo e que conseguiríamos materializá-lo. São vinte e seis Estados, um Distrito Federal, cinco mil quinhentos e sessenta e quatro municípios “governados e administrados” por representantes eleitos “democraticamente” que deveriam respeitar o direito e a vontade do povo. Entretanto, o que se vê é um cabo de guerra entre os poderes na tentativa de continuar enganando quem trabalha para sustentá-los.

É insuportável a forma como os governos tratam às coisas publicas; gestores que transmitem a nós eleitores a imagem de uma administração sem rumo e em permanente fase de testes, esquecendo que “produtividade é o caminho”, ou seja: - é o momento de fazer mais como menos; que o objetivo maior seja atender a população. Há pouco mais de cinco meses, tivemos eleições, mantendo-se no poder o PT que nasceu em 1980 com o objetivo de defender os “trabalhadores”, hoje, porém, transformado num projeto de poder e corrupção capaz de fazer do Legislativo um balcão de negócio “nunca visto na história deste país!” Além do desacerto esse governo padece de problemas crônicos do poder publico: planeja mal, executa mal, e gasta mal.

Felizmente o povo está acordando, com certeza não vai permitir que um governo apático, desconectado com a realidade, desgastado junto à população com o maior recorde de rejeição na história Republicana continue levando o Brasil ao abismo. A política é uma arte desafiadora. Todos os dias nos deparamos com necessidades urgentes de pessoas que dependem de serviços públicos que deixam a desejar, principalmente, na Educação, Saúde e Transporte.

Nosso país está afundado numa crise de credibilidade, pois os governos não cuidam da coisa publica e também do povo, traindo sua confiança e desviam recursos que serviria para melhorar os serviços essenciais para coletividade. Esse comportamento é comparado o do Profeta Ezequiel (Israel) que ao invés de cuidar do povo, usufruía o máximo para si e explorava cada vez mais os fracos e desprotegidos. Diante de tantos desmandos e em defesa de seus direitos, milhões de pessoas saíram às ruas por todo país, além de cobranças pontuais por melhoria da qualidade do serviço público, contribuíram para desenferrujar as estruturas burocratizadas do processo Legislativo, a fim de torna-lo- mais ágil mais permeável às demandas sociais.

A população entende que os políticos são a transferência de expectativa para solução dos grandes problemas sociais que o país enfrenta. Desde o início dos escândalos na administração do PT, a população tem se afastado continuamente da politica e da sociedade civil organizada. Esse distanciamento deve-se à pintura midiática de que políticos são seres aterrorizantes, dotados de poder e de maldade. Não há como generalizar, mas somente por meio da participação maciça da população, madura e contínua será possível contribuir para aperfeiçoamento do sistema. O bom senso é matéria escassa no Brasil de hoje. Por isso, é preciso evocar o espirito e a coragem libertária de Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) condenado e morto em 21 de abril de 1792, para que ele nos ilumine nesse momento tão delicado da história do país.

O povo finalmente entendeu que não é um mero número ou contribuinte que passou a cobrar mais de suas responsabilidades. Passamos então, de contribuintes a cidadãos. A rua ainda ecoa: os contribuintes deram um basta e exigem ser protagonistas como cidadãos. Felizmente o povo está pautando o Congresso Nacional. Não há demérito nessa relação. Antes de ser pautado pela sociedade do que ser esquecido por ela, porque não existe Congresso sem povo. Entramos em uma nova fase, o Congresso está ouvindo ás vozes do povo, e é necessário canalizar esta energia promovendo leis justas e necessárias.

Como não acredito na maioria dos políticos que têm o hábito de contar Estórias, continuo defendendo a História e com isso, talvez, contrariando aqueles que se especializaram nessa arte para viver à custa do povo e ainda se acham no direito de desprezá-lo. Essa falta de respeito deve ser contida, combatida o quanto antes, pois, é inadmissível aceita-lo passivamente.

Por: J Castro, 22 de Abril de 2015
Postagem: Brankinho Mendes

Postar um comentário

4 Comentários

  1. .

    ONTEM FALEI PRA DUAS SENHORAS, NA PORTA DE UM SUPERMERCADO, AQUI EM BRAGANÇA, APÓS 10 DIAS DE FESTA, ISTO QUE ESTE JOVEM FALA NESTE ARTIGO.
    O MAIOR ERRO DO MEU PT, FOI TER AJUDADO,O POVÃO, QUE SÃO INGRATO, E ESQUECEM FÁCIL.
    ANTES DO PT, VIVIAM NA CORDA BAMBA, COMO O PT, NESTES 12, TIVERAM CONDIÇÕES, DE COMPRAREM CASAS, CARROS, VIAJAREM PELO MUNDO, ESTUDAREM E ATÉ UMA RENDA DO TAL BOLSA FAMÍLIA.
    VI NO MEU NORDESTE, BAHIA, MINHA CIDADE NOVA SOURE, A FILA DO POVÃO, E PERGUNTEI ABISMADO, O QUE É ISSO, AI ME FALARAM, FILA PARA CADASTRAREM NO BOLSA FAMÍLIA.
    ASSIM MINHA GENTE DIGO, AGORA SIM ELES, VÃO PAGAR UM POUCO, PELA NÃO RECONHECIMENTO DAS MELHORAS RECEBIDAS.
    O POVÃO E UMA CLASSE QUE SE EMANCIPOU, TENDO SALÁRIOS E EMPREGOS. SERÃO SIM CASTIGADOS, E ESPERO QUE O PT, APRENDA, NADA SE FAZ, PARA O POVÃO, E UMA CLASSE, QUE DIZ, BAIXA, POBRE, OU MEDIA. PROCUREMOS, FAZE-LOS SOFRER, ASSIM, ELES SEMPRE SE LEMBRARÃO.
    POR FIM DIGO, EU ME ARREPENDO DE TER LUTADO, PARA O PT, DÁ MELHORES DIAS AO EMU POVÃO..
    MAS NUNCA ME ARREPENDEREI.DE SER PT. NUNCA.

    EMILSON DE NOVA SOURE

    ResponderExcluir
  2. Convicção, fidelidade é algo pessoal, logo, tenho que parabenizar o Sr. Emilson por declarar publicamente seu Amor ao PT. Com relação a minha posição contrária a esse partido, não é de agora, conheço e já convivi com alguns dos fundadores e sempre critiquei a forma e o esquema para se manter no poder.
    Há nove anos atrás na Tribuna da Câmara de Cipó expressei meu pensamento a respeito daqueles que se utilizam da ignorância dos pobres e miseráveis para se manter no poder. - Veja
    DESABAFO PESSOAL

    Pelo fato de comentar, escrever sobre políticos, políticas, tanto nesta cidade do meu coração quanto na cidade onde moro por opção; amigos e conhecidos questionam por que ainda não me candidatei a algum cargo eletivo?
    Na escola da vida aprendi quase tudo, felizmente não aprendi ser falso, hipócrita, conviver com a desonestidade e com parte de uma sociedade conivente. Não há como suportar a podridão moral neste país, e por isso não arriscaria me candidatar a nenhum cargo público. A falta de vergonha no Executivo e Legislativo é tamanha que não há como não ficar “profundamente desencantado e indignado”. “Como manter o ânimo em um país cujo presidente foi conivente com um dos piores escândalos de corrupção e, no entanto, foi reeleito com mais 60% dos votos?” “É desinformação do povo? Não, não é. Se fizermos uma inquiete em qualquer lugar deste país vamos constatar que a grande maioria concorda que o presidente sabia de tudo. “Essa foi uma das eleições mais decepcionantes de todos os tempos”. Foi à declaração pública, solene histórica do povo brasileiro de que desvios éticos por parte de governantes não têm mais importância. Dizem que não se deve falar mal do povo. Devemos falar, devemos falar sim. Parte da população compactua com tudo isso. E não é só por desinformação. Não é só povão, não. Isso inclui parte da elite, até da elite intelectual. Compactuam com isso porque são iguais aos corruptos, se não forem piores. Por isso, não vale a pena um cidadão de bem, honesto, participar da vida pública? Para que?”
    O brasileiro finge ter horror à corrupção, mas adoraria estar numa posição que lhe possibilite meter a mão nos cofres públicos e se locupletar, contando que ninguém ficasse sabendo. Sem querer ressuscitar os mortos, mas tentando resgatar exemplos de um passado não muito distante, é bom que se diga:- Com um povo assim, este país não merece ter na história e na memória, um Jucelino Kubtschek, um Mário Covas, um Leonel Brizola, um Tancredo Neves, um Wlisses Guimarães, um Severo Gomes, porque não dizer: uma Profª Odete, um Chicão, um Zé Martim, um Zito, um Gerson Gil da Anunciação e outros poucos que não agüentaram e abandonaram a caravana da corrupção...!
    Como bem disse um conceituado Senador, quem deveria está lá seria um intelectual que não se importa com ética nenhuma, ou um profissional do teatro que afirma não ser possível fazer política sem enfiar a mão.......etc.
    O Brasil está entregue a essa gente, com o apoio, aplauso e o voto do povo brasileiro. Aos que ainda têm alguma vergonha na cara só resta dizer: “Não vale a pena...!”
    Para não ser visto apenas como um radical crítico do desgoverno e “pataquada” do PT há de concordar que nessa eleição uma boa parte dos eleitores e porque não dizer os Cipoenses e Joseenses nos deu a alegria, a satisfação, a certeza do definitivo sepultamento de alguns Coronéis, Tiranos, Parasitas e uma “Dançarina de quinta categoria!”. Menos mal!
    Finalmente, há quem diga e até concordo que ao término de um processo ou disputa política, não há vencidos nem vencedores, todos têm o dever de zelar pelo bem estar da sociedade em geral.
    Pela oportunidade e paciência a todos meu muito obrigado!!!

    José Castro Filho – 11/2006

    ResponderExcluir
  3. b. TARDE GENTE.

    VEJO O sR. JOSE CASTRO FILHO, FALAR DE PESSÔAS, QUE MERECERAM DELE REFERENCIAS OTIMAS, POS MORTOS ALGUNS.
    VOU AQUI CONTESTAR,:
    SR. COVAS, SABE DE HONESTO, SÓ FALACIA, SABE DO QUE HOJE ACONTECE NOS PRESÍDIOS DE SÃO PAULO, ONDE UM COMPADRE MANÉ PORTUGUES, FOI POR COVAS BENEFICIADO,TENDO COVAS, NA SUA GESTÃO,
    ABOLIDO AS COZINHAS, E AI ENTRARAM AS QUENTINHAS, NOS PEDAGIOS, ENTREOU TEJOFRAM, TÁ.
    BRIZOLA, ULISES GUIMARÃES,SEVERO GOMES, JUCELINO, TODOS APRONTARAM, TÁ SÓ QUE NAQUELE TEMPO, NÃO SE INVESTIGAVA. VEJAM SUA FAMILIAS,E FILHOS, COMO FICARAM, E OS FALIDOS DA TECELAGEM EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, DOS OSTROIS, SE FALAR DE GERSON GIL, SERIA UM DE CIPÓ, QUE MANTEVE A ESPOSA, EM MAIS ABSOLUTA ESCURIDÃO, SERÁ ESTE,.
    NO FIM MEU AMIGO, TODOS NÓS SOMOS CORRUPTOS E CANALHAS,
    MAIS OU MENOS,
    SE NÃO POR FALTA DE CORAGEM OU OPORTUNIDADE.
    EMILSON DO SOURE

    ResponderExcluir
  4. Está mais do que provado:-"Contra Fatos não há Argumentos!"
    J Castro.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.