Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

REPORTAGEM DA RECORD INVESTIGOU FRAUDES NOS PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO

 A denuncia da TV Record nos fez lembrar do 'Escândalo do Topa' em Cipó aonde a cidade ficou estarrecida com tantas denuncias sobre o programa de alfabetização realizado pelo prefeitura que na época era comandada pelo ex- prefeito afastado nas véspera de deixar o mandato o sr. Jailton Macedo que na época foi comprovado em uma lista que tinha até um parente do ex-prefeito recebendo recursos do programa de alfabetização.

O programa viajou até Alagoinha do Piauí, no sertão do estado, considerada pelo IBGE como a "cidade dos analfabetos". Com sete mil e quinhentos habitantes, quase a metade da população nunca foi à escola.

Mas o que está por trás de tanto descaso com a educação da pequena cidade? Escolas abandonadas, salas de aula sem aluno e fraudes. Muitas fraudes.

Repórteres mostram, com exclusividade, como um esquema que envolve políticos, professores e moradores de Alagoinha do Piauí embolsa o dinheiro que seria usado para ensinar pessoas pobres a ler e escrever.

A corrupção na educação é um dos motivos pelos quais nos tornamos o oitavo país do mundo com maior número de analfabetos.

A reportagem apurou indícios fortes de fraude no programa, aonde tinha pessoas que sabia ler e escrever, más se escreveram no programas para "ajudar" parentes e conhecidos para receber a bolsa de um professor.

A reportagem descobriu que tinha uma professora que nem sabia os nomes dos seus alunos e que afirmava que estava dando aula, o que seria impossível, pois o programa de alfabetização estava em recesso pois tinha terminado a etapa de ensino.

A reportagem também descobriu o cumulo do absurdo, um aluno que afirmou primeiramente que era analfabeto e que em seguida afirmou não ser, este aluno ja foi vereador da cidade por 3 mandatos, e ainda o pior, sua professora do programa de alfabetização foi sua própria filha e coordenadora do programa também era outra filha dele, isso foi o absurdo do absurdo.

Publicado por: Horlaney Rodrigues

Assista a reportagem completa aqui: 


Postar um comentário

0 Comentários