Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

Guarda Mirim forma mais uma turma em Nova Soure e põe ponto final em sua história

 O último sábado foi um dia atípico em Nova Soure (município que fica distante a 230 km de Salvador). Duas razões levaram o povo novasoriense a cantar e chorar ao mesmo tempo. A alegria ficou por conta de que mais uma turma da Guarda Mirim da cidade estava concluindo mais um ciclo de formação para convivência cidadã. A tristeza é porque nesse mesmo dia foi colocado um ponto final da história desse projeto social por falta de voluntários.

Durante a solenidade de formatura, a emoção tomou conta da maioria do público presente. “Nunca vou esquecer as experiências que vivenciamos na convivência com estes meninos e meninas e com suas famílias. Impossível não chorar diante de tanta transformação. As lágrimas de gratidão foram inevitáveis”, disse Rastelly.

A Guarda Mirim é um projeto que nasceu no município em 1996, mas não obteve sucesso e as atividades foram interrompidas durante 13 anos. Mas em 2009 a história começa a ser rescrita de uma forma diferenciada pelo sargento Wilton Rastelly. Preocupado com a situação de vulnerabilidade social das crianças e adolescentes do município, Rastelly resolveu desenvolver um projeto humanitário que estimulasse a prática da cidadania, os bons costumes, educação e desenvolvesse o talento escondido no interior de cada crianças.

As crianças e adolescentes beneficiadas pelo projeto têm aulas de Informática, Música, Dança, Capoeira, Karatê, ética, cidadania, boas maneiras e relações interpessoais. Por conta do envolvimento nestes projetos a realidade de vida de muitos meninos e meninas foi radicalmente transformada. “Esse é o nosso maior prêmio, poder contribuir com a inserção social desses seres humanos que têm um futuro promissor pela frente. Através da Guarda Mirim, as famílias conseguiram obter mais qualidade de vida porque as crianças adquiriram uma nova formação social e isto reflete positivamente dentro de casa”, afirmou Rastelly.

Apesar do poder transformador do projeto e do reconhecimento da sociedade e da Secretaria de Segurança Pública do Estado que, em 2011, outorgou o prêmio Servidor Cidadão ao sargento Rastelly por conta da sua atuação à frente da Guarda Mirim, ele diz que não dá mais para continuar realizando o sonho de construir um mundo melhor, mais humanizado e mais feliz sem mão de obra. “Tínhamos muitos projetos entre eles posso citar aulas de informática, karatê, capoeira, teatro, dança, noções de ética e cidadania, mas tudo era eu sozinho e aí onde complica porque sozinho a gente não avança. É muita criança. É muita área pra se trabalhar. Eu precisaria de uma equipe multidisciplinar para dar continuidade a esses projetos”, lamentou.

Apesar da Guarda Mirim ter chegado ao fim, Rastelly assegura que cumpriu sua missão social e cidadã no município ao oportunizar a formação e o resgate social de 192 crianças nos últimos quatro anos, período em que o sargento esteve à frente da Guarda Mirim. “Eu me doei por inteiro na realização desse projeto. Não poderia ver essas crianças sofrendo, passando fome e sendo ameaçada pelas drogas e não fazer nada. Precisava me envolver de alguma forma e junto à comunidade realizamos o sonho de centenas de família em Nova Soure através da Guarda Mirim”, disse o coordenador enquanto as lágrimas rolavam em seu rosto.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. BOM DIA.

    AMIGOS, DE NOVA SOURE.

    É COM PROFUNDO PESAR, QUE VEMOS UMA DAS MELHORES INCIATIVAS SOCIAL, NA MINHA NATUBA VELHA, E NOVA SOURE, HOJE, TERMINAREM, E A SOCIEDADE DO SOURE, NÃO FALAR NADA CALAR-SE. QUE SOCIEDADE SEM INICIATIVA, CADE ROBERTO MOREIRA E ZÉ DE GLORINHA, QUE TIVEREM UMA INICIATIVA PARA REFORMAREM, NOSSO CLUBE. COM UM BELO SUCESSO. NO PASSADO TINHA FALO, EM CRIAREM UMA ASSOCIAÇÃO, ONDE PODERIAMOS TER UMA CONTA NUM,BANCO, PARA FILHOS DE NOVA SOURE, PODEREM EFETUAREM DOAÇÕES, MAS NÃO OBTIVE RESPOSTA. NATUBEIROS, VAMOS ABRAÇAR ESTA CAUSA,.
    ANTONIO ALMEIDA, ANTONIO MARIO, BASTINHO, PEDRO ERNESTO, AMERIO, RENATO MOREIRA, ROBERTO MOREIRA, JOSÉ DE GLORINHA, CARMINHO BISCARDE, JOÃO MILTON, CUNHA, E OUTROS QUE NO MOMENTO NÃO RELEMBRO, E A JUVENTUDE, VENHA JUNTAR-SE AOS VELHINHOS.
    ABRAÇOS
    EMILSON DE ELIZIO

    ResponderExcluir
  2. Com tanta gente em Nova Soure, com o bolso cheio de dinheiro e transbordando sem ter onde colocar tanto dinheiro, ninguém se manifesta ou abraça a causa.

    É um projeto que além de ser belo aos olhos, ajuda e é uma ferramenta de prevenção tirando as crianças da rua, e dando dignidade formando caráter tornando-os cidadãos e evitando a possível entrada de muitas dessas crianças no crime.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.