Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

ENCONTRO PNLD / 2014 - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIPÓ-BA

A escolha dos Livros Didáticos destinados aos alunos e professores do Ensino Fundamental (EF) de Nove Anos que serão utilizados em nossas escolas municipais no triênio de 2014 até 2016 aconteceu no final do mês passado no espaço da Escola Edivaldo Boaventura e Câmara Municipal (Apresentação).
Neste Encontro Pedagógico foram disponibilizadas aos professores as diversas coleções e um guia que apresenta a resenha das coleções didáticas mostrando os princípios e os critérios comuns e específicos exigidos pelo MEC que melhor atendem aos parâmetros de qualidade e que propõe-se a colaborar com as escolas no que diz respeito à organização desse período do Ensino Fundamental (EF) de Nove Anos que já se encontra consolidado em nosso país.
A decisão sobre a escolha das coleções se deu com a participação dos professores, diretores e coordenadores da Rede Municipal de ensino visando transparência ao processo. 
Além das coleções didáticas impressas foram distribuídos para análise conteúdos multimídia complementar aos livros como DVDs correspondentes a essas obras. Pois, entendemos o Livro Didático não como um fim em si mesmo, mas como um complemento ao trabalho global dos professores, principalmente nos dias atuais em que a produção tecnológica disponível é muito mais rica, e que eles precisam buscar em jornais, CD-ROM, na internet, dentre outros meios, os elementos necessários para o aprimoramento da sua prática pedagógica. 
Levando em conta essas reflexões e que a qualidade do livro a ser utilizado pelos educadores tem implicação no ensino de qualidade, entregamos uma Ficha Avaliativa com alguns critérios de análise a serem considerados antes da adoção do Livro Didático.
Nessa perspectiva, vale salientar que o livro se constitui num recurso importantíssimo para o fazer pedagógico, desde que os professores tenham entendimento da função que ele representa no processo de ensino e aprendizagem sob um olhar reflexivo no processo de escolarização do aprendiz para sua formação como jovem cidadão.
Por fim, após discutir e avaliar cada coleção escolheu-se o Livro Didático que melhor atende à realidade dos alunos da rede municipal. Foi uma experiência rica, que propiciou a interação através das discussões coletiva entre as diferentes concepções do público presente. As diversas Editoras contempladas são FTD, ÁTICA, IBEP e EDIÇÕES SM.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CIPÓ

Postar um comentário

0 Comentários