Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

NUNCA ACONTECEU TANTO MEDO

O Congresso Nacional demonstrou, de forma inequívoca, que não faz porque não quer, que não trabalha porque não é da índole da instituição. Ao sentir a pressão das manifestações, com direção difusa, mas, especialmente em sua direção, o Congresso fez o que parecia inimaginável. Em tempo recorde resolveu pendências que estavam nas duas Casas de há muito, e enfrentou a polêmica dos royalties do pré-sal, atendendo, em parte, ordem que veio do Palácio do Planalto, mas não tanto com pretendia a presidente Dilma: decidiu que 75% dos recursos oriundos do petróleo irão para educação e 25% para a saúde. A presidente queria 100% para a educação. Nem os estados produtores, onde se encontra o petróleo do pré-sal, nem os que nada tinham disseram palavra. Acataram em forma de silêncio total.
O Supremo Tribunal Federal agiu rapidamente e acabou a chicana dos processos protelatórios do deputando Natan Donadon, condenado por peculato e formação de quadrilha. Vai pegar 13 anos de prisão. O STF emitiu mandato de prisão,e ele se entregou nesta sexta, enquanto a Câmara, que após a condenação dos mensalairos, alardeou que o STF não iria se imiscuir nas suas atribuições, nem os parlamentares condenados teriam seus mandatos cassados, silenciou. Não só. Avisou às ruas que o deputado seria preso mesmo dentro da Câmara, pela polícia do legislativo e entregue à Polícia Federal. Menos mal. Abriu-se uma janela para que os demais mensaleiros sejam punidos o mais rápido possível, com prisões, se for o caso, porque o Supremo não aceitará novos recursos para procrastinar a prisão deles. Presume-se. No Senado – e quem diria - o presidente da Casa, senador Renan Calheiros, aprontou rapidamente uma lista própria, pessoal, para apresentar à Casa, de sorte a contentar os manifestantes. E, estranho, votou rapidamente um dos itens, já requerido pela presidente Dilma Rousseff, de transformar os casos de corrupção em crime hediondo. Ora, logo Renan que ocupara a presidência do Senado e dela saiu pelas portas do fundo por estar sob a suspeita de ser um corrupto? Que transformação... Se fosse antes, ele próprio faria como o personagem da novela “O Alienista”, de Machado de Assis, e determinaria, ele próprio, a sua prisão por cometer crime hediondo. Isso significa acentuar que a essência do político não mudou. Calheiros é um exemplo por ele mesmo denunciado. Dança conforme a música.
Os manifestantes ainda estão nas ruas, mas, pouco a pouco, e de forma célere, tal o medo que ronda esta República tropical, os itens constantes das reivindicações pouco a pouco estão sendo acatados. Derrubaram o valor das tarifas dos transportes coletivos, a PEC 37 caiu com 430 votos a nove, um resultado com poucas vezes foi observado na Câmara do Deputados. Dilma prometeu R$50 bilhões (e ainda é pouco) para dotar as principais capitais de transporte coletivo de qualidade, como metrôs, BRTs e vias exclusivas para que a população possa se deslocar com rapidez e conforto nos novos veículos. Ainda não se chegou a uma fórmula sobre a forma de realizar uma ampla reforma política, que há mais de dez anos rola no Congresso sem que os parlamentares nela tocassem, para não comprometer os seus interesses. Não se sabe, ainda, como fazê-la, se por referendo, plebiscito, Projeto de Emenda Constitucional (PEC); quais os itens que serão reformados; como renovar os partidos políticos que hoje são todos farinha do mesmo saco.

Balança a proposta de Dilma Rousseff de trazer do exterior médicos para atender à população em municípios distantes. Isso gerou protestos também dos médicos e enfermeiros, que reclamam da qualidade dos médicos importados. Certamente serão de Cuba, como muitas vezes se tentou trazer, porque na Ilha tem mais médicos do que motoristas. Boa parte está na Áf rica. Um número imenso trabalha na Venezuela, importado por Hugo Chávez. Trabalha-se, de outro modo, em busca de fórmulas para segurar a gastança pública, melhorar a burocracia dos serviços, punindo os funcionários que não atenderem bem às necessidades da população; reduzir funcionários comissionados; enfim, reduzir os gastos. O Brasil trabalha como nunca. No Palácio do Planalto, a presidente Dilma realiza reuniões sobre reuniões; as Casas congressuais têm andado cheias de parlamentares numa semana em que costumam estar às moscas em consequência dos festejos juninos no Nordeste, que acabam por contaminar a preguiça dos parlamentares de outras regiões.
O medo das ruas é total. Os políticos esqueceram-se da soberba e baixaram a cabeça direcionando-a ao trabalho, deixando ao lado as polêmicas cotidianas sobre projetos, com a única intenção de empurrá-lo com a barriga até trancá-lo, ao final, numa gaveta empoeirada. Os Poderes da República, enfim, estão em xeque. Bendito xeque que só poderia  vir das ruas numa explosão de cidadania que chama a atenção do mundo, principalmente porque aqui não se trata de questões ideológicas e, sim, de democracia mesmo.    


*Coluna de Samuel Celestino publicada no jornal A Tarde deste domingo (30).


Postar um comentário

4 Comentários

  1. ESPERANÇA É A ULTIMA QUE MORRE!
    Há alguns anos atrás li um interessante livro - “A lógica do Cisne Negro”.
    Esse livro trata dos fatos novos e improváveis como onze de setembro. Até a descoberta da Austrália, acreditava-se que somente existiam aves brancas até que os cisnes negros fossem ali descobertos.
    Através dos ensinamentos desse livro, acompanho o desenrolar das manifestações que se espalham por todo o país como o fenômeno social de tal porte e difícil de ser compreendido. É certo que levará algum tempo para se compreender, mas alguns recados já começam a ser identificados. O recado mais evidente é a insatisfação com o transporte urbano, a corrupção, a qualidade dos serviços públicos e os gastos com as copas de futebol.
    Mas o recado mais contundente é o profundo descontentamento com a politica, com os políticos e com algumas instituições democráticas. Ainda no calor dos acontecimentos percebe-se que desde as eleições municipais do ano passado, que há um sentimento de mudança em vez do sentimento de continuidade que antes prevalecia.
    Até a eclosão das manifestações acreditava-se que esse sentimento latente de mudança iria se refletir nas eleições de 2014, com a troca de governo, mesmo os bem avaliados.
    Felizmente a população acordou e está cada vez mais exigente e graças a Deus é bom que continue assim.
    Não há como não perceber que a extensão e a intensidade das manifestações mostram que esse sentimento de mudança é mais profundo. Quer se mudar a politica e os políticos.
    Chega de mentiras. Ganha-se as eleições propondo algumas metas e na maior cara de pau, governa-se fazendo outras coisas. Essa prática desmoraliza o processo democrático. A falta de respeito com o eleitor é flagrante.
    A honestidade pessoal, vital para a politica, está cada vez mais rara. Preocupa-se mais em aparecer do que em ser. Há uma ética da boca para fora e outra comportamental de que a “politica não se faz com romanticismo”. Por isso vários homens públicos de bem estão deixando a politica.
    Onde se encontra o chefe de Estado para conduzir essa crise? É preciso ter uma figura de chefe de Estado não contaminado pelo dia-a-dia da politica.
    É preciso lembrar: eleição é um contrato em que o eleitor acredita e vota, mas quer receber o que foi prometido; pelo entusiasmo patriótico das manifestações, há esperança de um Brasil melhor para todos nós, principalmente aos netos e bisnetos....
    Zé Castro.
    Jcfilho.sp@gmail.com

    ResponderExcluir

  2. Sabe quando isso vai acontecer no Brasil?


















































    NUNCA!




    O primeiro ministro britânico, David Cameron, desloca-se de metrô e, neste dia, não encontrou lugar para sentar.
    A foto não é montagem, nem foi combinada com os passageiros. Onde estão os seguranças? Onde estão os puxa-sacos?
    Alguém terá encontrado algum ministro, político ou autoridade viajando de metrô aqui no Brasil? E, mais, de pé sem ter um local especial ou algum ignorante do povão oferecer o lugar ao "Doutor"?
    Claro que não, pois o povo(nós) os mantêm com carros novos, motoristas, conforto, e verba para combustível mensal! E ainda acha isso certo.
    Político nesta terra detesta o povo, não quer contato. Quando o faz é só para obter votos e depois se desinfeta.
    No Brasil nós ainda vivemos a "Nobreza" das sociedades absolutistas da Europa Medieval. Eles os soberanos e nós, os eternos vassalos.
    São só quinhentos anos de atraso!

    ResponderExcluir
  3. Verdade eles acordaram com os gritos dos nossos manifestantes porque chega de comodismo, o Brasil está entregue as traças.

    ResponderExcluir
  4. Se é democracia temos que ir as ruas protestar sim, pois nada se mudar sem questionamento e discórdia.Foi preciso o grito de guerra em cima desses políticos corruptos.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.