Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tucano: Rio Itapicuru é tema de encontro na próxima sexta
O município de Tucano vai receber nesta sexta-feira (15) membros do Comitê da Bacia do Rio Itapicuru (CBHI) e representantes de organizações civis da área de recursos hídricos para a XI Reunião Plenária Ordinária do Comitê.O objetivo do encontro, que acontece periodicamente, é discutir assuntos relacionados à preservação e manutenção da bacia do rio e estabelecer ações estratégicas para atuação do Comitê em cada município banhado pelas águas do Itapicuru e seus afluentes.
Na próxima reunião, que será realizada no distrito de Caldas do Jorro, haverá a apresentação dos novos integrantes da CBHI, formação de fóruns de estudo, discussão e acompanhamento de temas de áreas estratégicas e planejamento das ações para 2013, dentre outros.
Para o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Jaime Matos, a realização de um evento desta natureza sobre o assunto e envolvendo os municípios que pertencem à bacia Itapicuru é um passo importante para se iniciar um debate sobre a recuperação do rio, crucial para a sobrevivência de muitas famílias. “É uma discussão que não envolve somente o Governo Municipal, mas tem que envolver os governos federal e estadual, e depois partir para o diálogo com a população que está às margens sobre a importância do rio para todos que dele precisam”, apontou o secretário.
A XI Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru será realizada no auditório da Pousada do Jorro, das 08h às 17h, e é aberta ao público. O encontro conta também com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).Fonte: Portal Tucano


Padre é assassinado depois de celebrar missa em Angical no Oeste baiano
Pe. Raimundo Valette, Pároco da Paróquia de Senhora Santana, município de Angical-Baha – Diocese de Barreiras foi brutalmente assassinado no fim da noite de domingo, 10. Após as atividades e celebrações o padre se encontrava em casa só quando foi surpreendido por ladrões que invadiram sua residência, a casa paroquial, que após anúncio de assalto o golpearam com facão. Tudo indica que o padre tentou escapar, mas não conseguiu morrendo na área externa da casa.
Vizinhos relatam que ouviram barulhos e acionaram a polícia, mas, quando a mesma chegou os assaltantes já haviam fugido levando o carro da paróquia, um corsa classic ano 2011. Após ser avisado do acontecimento o Bispo Diocesano, D. Josafá Menezes com Diácono Martin se dirigiram de Barreiras para Angical.
Ainda não há informações mais seguras do infortúnio, porém, a polícia acredita que tenha sido roubo seguido de assassinato, pois o quarto do padre estava todo revirado. Pedre Reinan, como é conhecido é da Diocese de Ilhéus, sul da Bahia e foi trabalhar na Diocese de Barreiras no ano de 2001, na cidade de Tabocas do Brejo Velho atendendo também a Brejolândia onde ficou até 2009, sendo transferido em seguida para a cidade de Angical.
Em tabocas construiu a Escola Família Agrícola, ainda sob sua administração, construiu a nova Igreja Matriz, ajudou na Coordenação Diocesana de Pastoral, coordenou a CEB´s, o CEBI e desenvolveu outras funções na diocese.
Estava previsto o seu retorno à Diocese de Ilhéus em janeiro de 2014, quando finda o seu contrato com a Diocese de Barreiras.Texto retirado do CN com informações e foto; Diocese de Barreiras.
MATÉRIAS ACIMAS RETIRADAS DO SITE www.gilsantosnoticias.com.br
Com novo sistema de monitoramento, Pombal é a cidade mais vigiada da região
A Promotoria de Justiça, através do Dr. João Paulo Shoucair realizou na note de ontem, 11, Audiência sobre a segurança pública no município onde foi inaugurada oficialmente a terceira etapa do Sistema de monitoramento com novas câmeras de vigilância, processo iniciado com a implantação do Conselho Municipal de Segurança Pública, CONSEG.
Com forte participação de autoridades locais como o Juiz, Dr. Fernando, Vereadores, Polícia Militar, representante do Poder Executivo, além da Poíicia Rodoviária Federal, que vai operar o novo sistema nas rodovias de acesso ao município, foi apresentado o equipamento que promete identificar as placas dos veículos a quilômetros de distância. Para se ter uma ideia em teste foram identificados objetos no Povoado Nova Esperança, há cerca de 9 Km do posto da PRF, o que surpreendeu o público presente.
Na audiência ainda se discutiu de forma mais abrangente sobre o tema da segurança, com números e compromissos de iniciativas que serão implementadas como o uso das redes sociais para a população ter mais acesso ao Ministério Público, representação contra o Governo do Estado para aumentar o efetivo policial, criar o Oscar da Educação, a fim de premiar os melhores alunos da rede pública, busca de recursos para instalar uma usina de reciclagem e a construção de uma penitenciária para evitar o colapso do sistema atual.
Com a inauguração Ribeira do Pombal passa a ser a cidade mais vigiada da região e se prepara para o próximo passo, a instalação da Guarda Municipal pela Prefeitura. Outra posição que foi consenso entre os oradores foi a importância da participação e envolvimento da sociedade, que segundo discutiu-se “é a melhor formar de combate e de efetivo funcionamento de qualquer tecnologia ou procedimento a ser implantado no campo da segurança pública.
Jeandro - Redação da Folha Pombalense

Postar um comentário

0 Comentários