Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA ESTARÁ EM CIPÓ

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Câncer de Mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Nos países em desenvolvimento, a maior parte dos casos é diagnosticada em estágio avançado. O diagnóstico precoce da doença é fundamental e aumenta significativamente as chances de cura.
Para enfrentar esse desafio e diagnosticar precocemente o Câncer de Mama, o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Saúde, propõe realizar uma ação de rastreamento e diagnóstico, durante dois anos, em mulheres com idade entre 50 a 69 anos. Conforme o Instituto Nacional do Câncer – INCA esta faixa etária é considerada a de maior risco para desenvolver o Câncer de Mama.
Esta ação foi denominada Programa Estadual do Rastreamento de Câncer de Mama - Estratégia Itinerante na Fase I percorre os municípios do Estado, através de Unidades Moveis, realizando Mamografia Bilateral de Rastreamento. A Unidade Móvel é composta por 02 mamógrafos, onde cada equipamento tem capacidade para realizar 70 mamografias/dia, totalizando 140 mamografias/dia.
O público alvo para o rastreamento é formado por mulheres de 50 a 69 anos. Além das mamografias, num segundo momento, FASE II, serão realizados exames diagnósticos complementares para as pacientes que apresentarem imagens inconclusivas após a mamografia.
Para as mulheres com diagnóstico positivo o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico será realizado, em unidades de Alta Complexidade em Oncologia de Referência para a Região de Saúde.
Para participar a mulher deverá procurar o Agente Comunitário de Saúde da sua área de abrangência para agendar seu exame. 
E no dia agendado para realizar a mamografia levar Xerox da Carteira de Identidade e Cartão Nacional de Saúde, CPF e comprovante de residência. 
As mulheres que residem na zona rural, bairro vitória e várzea grande terão ônibus disponíveis para levar ao local que será realizado o exame. 
MUNICÍPIO: CIPÓ - BAHIA
LOCAL: EM FRENTE À FUTURA NOVA SEDE DA SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO - LOCALIZADA NA AVENIDA 05 DE AGOSTO, PRÓXIMO À IGREJA TESTEMUNHA DE JEOVÁ.
PERÍODO: 25 DE MARÇO A 03 DE ABRIL/2013 - ( 07 DIAS)
META: 908 MULHERES – FAIXA ETÁRIA: 50 A 69 ANOS.


ASCOM DA PREFEITURA DE CIPÓ

Postar um comentário

0 Comentários