Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

NICLÉCIA GAMA II: RESPOSTA À ILUSTRE CÂMARA DE VEREADORES DE CIPÓ

   Hoje parei um pouco para ouvir a sessão da Câmara de Vereadores. Não faço isso costumeiramente, pois o meu tempo é escasso e à noite é hora de fazer “dever de casa” com minha filha. Como o meu texto mexeu com número de pessoas, resolvi ouvir um pouco para saber se eu estava falando, segundo o vereador Marcos, uma “menas verdade”.
   A primeira polêmica levantada na sessão pelo vereador Edivânio foi a falta de médicos no hospital.       O acidente de domingo ocorreu nas primeiras horas da manhã e não tinha médico de plantão, será que o acidentado está mentindo, ou falando uma “menas verdade”? Eu mesma já fui ao hospital e tive que aguardar o médico chegar pois eram 6:20 da manhã e ele já havia saído para outra cidade. O plantonista seguinte só apareceu após às dez horas da manhã. Enquanto isso, tive que ser levada a Ribeira do Pombal. Provavelmente, no horário do ocorrido, estavam aguardando a chegada do plantonista, o que só deve acontecer quando o médico que “renderá” o plantonista chegar e “passar” o plantão. Essa não é prática apenas de agora, mas de muito tempo, de anos.
   Não citarei fala por fala, pois ficará um texto muito longo. Os processos seletivos “REDA” feitos por muitas prefeituras são apenas fachadas, como defende Jean. Ou vocês não viram a matéria do fantástico, de 17/06/2012? Espero que isso não ocorra e que o Ministério Público impeça esse processo.
   A fala que me arrepiou os cabelos da alma, foi a de Duda que citou “Quando foi que teve sopa e pãozinho?” e quando foi dito que havia a distribuição da sopa na administração anterior, a pergunta do nobre Duda foi “Tinha pãozinho?”. Duda, meu caro, o povo pobre precisa mais do que sopa e pãozinho, não desmerecendo a ação da Secretaria de Ação Social. O povo precisa não apenas do peixe que foi distribuído para os beneficiários do Bolsa Família, numa parceria com o Ministério de Ação Social e Combate à Fome. Meu caro Duda, esperava de você uma visão mais crítica, mesmo sendo da situação.
   O trabalho de Aguimário e João do Sofá foi elogiado por Jean e faço minhas as palavras dele, pois vejo de perto, viu, Vinícius, as mazelas do povo de Cipó. Não acompanho os acontecimentos apenas de longe e não estou aí poucas vezes, você bem sabe. Eu hoje moro em Salvador porque saí de Cipó por não me oferecer condições de trabalho para que eu pudesse me sustentar, a mim e à minha família, com dignidade.    Não sou uma pessoa que se conforma com um subemprego ou com cargo eletivo.
   Para seu conhecimento, enquanto ouvia a sessão, uma professora me ligou para informar que a merenda escolar servida na semana passada foi refrigerante com biscoito, ontem arroz-doce quente, com todo calor que está fazendo na cidade e boa parte das crianças rejeitou e hoje, macarrão com sardinha.
   Sei, meu caro Vinícius, que cuscuz com leite é o que mata a fome, inclusive a minha, mas esclareço, meu caro edil que cuscuz é fonte de carboidrato e leite é fonte de gorduras e proteínas, portanto servir cuscuz com leite é excelente para as crianças, mas refrigerante não dá para aceitar, salvo em festinhas.
   Ouvir elogios e críticas fazem parte do embrião de democracia que vivenciamos hoje e esse é um modo de colaborar com o governo para que ele cresça, melhore. Ajudar a governar não significa estar aí e ocupar cargos, o que já deixei bem claro para todos que não é o que pretendo. Sei da fome, sei da seca, sei das dificuldades que o nosso povo enfrenta a cada dia pois, também vivo o problema e vejo meu pai acordar de madrugada para dar ração às poucas cabeças de gado que tem para não morrerem de fome. Não nasci e cresci em Salvador. Nasci e cresci em Cipó, onde ia debaixo do sol quente na estrada de cascalho do Buri ver meus avós e o carro da prefeitura não parava para nos dar uma carona porque éramos contra os Brito, apesar do próprio ser amigo do meu avô Jorge e a Antônio de Biita, e este não era seu eleitor . Também tive minhas dificuldades, usei conga porque não podia ter All Collor, apaguei livros porque não podia ter livros novos, às vezes.
   Você bem falou Vinícius, nos conhecemos muito pouco, mesmo!
   Quanto a Romildo, esse é um cara do povo, veio de baixo, está tentando acertar, mas seus assessores não estão permitindo. Sim, leio as redes sociais, os blogs, os comentários e graças a Deus a informação é viva, é dinâmica. Não concordo com o anonimato, por isso dou minha cara pra bater, mas muitas vezes o anonimato se justifica por conta das ameaças que as pessoas sofrem. Eu mesma já fui vítima delas.
   O que ouvi também na sessão foram educadas trocas de ofensas e fico pensando: o que será de nós, pobre POVO?!
 Matéria:
Niclécia Gama,
Colunista do
Arildo Leone.com

Postar um comentário

14 Comentários

  1. UM POUCO DE HISTÓRIA SOBRE DEMOCRACIA
    Desde a Grécia antiga a humanidade depara-se com este grande desafio que é a construção da democracia.
    É interessante observar que a crença democrática praticada em Atenas no ano 5 a.C. não satisfaz as exigências dos tempos modernos, uma vez que na época considerava que a escolha dos governantes por eleição acabaria por transformar o regime democrático em regimento aristocrático. Quer dizer: a palavra democracia significa “governo do povo”. Já a definição para palavra aristocrática é “governo dos melhores”, originalmente escolhidos pela realeza por sua “inteligência superior”, suas posses, ou por suas boas relações com a corte!
    Mais de dois mil anos se passaram desde o surgimento da democracia, há muito tempo não podemos mais pensar em praticar a democracia direta como em Atenas.
    A eleição tornou-se então o pilar de sustentação da democracia moderna: elegemos o presidente da república, o governador do estado, o prefeito, o representante da sociedade amigos de bairro, o síndico do prédio, deputados, vereadores, etc.. A democracia moderna tornou-se complexa e segmentada como a sociedade moderna. Mas não conseguiu eliminar a sua contradição original prevista pelos gregos antigos: após eleição, a maioria de nossos políticos logo se comporta como aristocráticas.
    Mas o que os gregos antigos não tinham como prever e os políticos da atualidade teimam em não querer enxergar é que a sociedade moderna tratou de criar novos mecanismos de defesa da democracia, como os meios de comunicação em massa e os elaborados sistemas políticos e judiciários. E por mais que nossos sistemas de defesa da democracia precisem de aprimoramento, são eles que garantem aos cidadãos a perspectiva do ideário grego da democracia direta, do governo do povo.
    A construção de uma sociedade democrática é um desafio permanente. E as eleições são base da nossa democracia, mas, engana-se o politico que acredita ser o dono dos votos recebidos nas eleições, e que deles pode dispor como bem quiser; engana-se o politico que acredita que sua soberba não será revelada; engana-se o politico que acha que pode liderar sem respeitar seus liderados. E assim, mesmo através do poder delegado, em qualquer circunstância, a vontade dos cidadãos restará soberana

    José Castro

    ResponderExcluir
  2. ENSINANDO A PESCAR!
    Estudos mostram a fragilidade do programa “Bolsa Família e tal Carinhoso”. Deixam claro que os beneficiários passam menos tempo em empregos formais, assim como demoram mais a encontrar outra vaga quando a perdem.
    Apesar da importância e relevância como instrumento de redução da fome e da miséria para mais de 15 milhões de famílias, o programa precisa oferecer condições para que essas pessoas possam acender na pirâmide social, deixando de ser dependentes do Estado. O governo precisa fixar prazo para o término desse benefício que mais parece uma esmola e compra de votos.
    É mais do que urgente à implantação de programas que permitam a erradicação da pobreza e favoreça ascensão social. Chega de disponibilizar o peixe e sim ensinar a pescar.
    O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostra que o atual sistema gera cidadãos acomodados e improdutivos. Tornando-se urgente e necessário a transformação da pobreza em dignidade!

    ResponderExcluir
  3. NICLÉCIA ESSE FATO DE VOCÊ TER QUE IR PARA RIBEIRA DO POMBAL FOI NA GESTÃO PASSADA, DOMINGO DR. CALDAS TRABALHOU DAS 07:00 AS 19:00, O VEREADOR QUANDO SOUBER DO BOATO ELE TEM QUE VERIFICAR A VERDADE O ACIDENTADO FOI ENCAMINHADO PARA REALIZAR RX NÃO POR TER FALTADO MÉDICO,TRABALHAMOS NO HOSPITAL COM DIGNIDADE E MERECEMOS RESPEITO.

    ResponderExcluir
  4. Niclécia Gama27 março, 2013 20:18

    Caríssimos funcionários do Hospital de Cipó,

    Em momento algum os desrespeitei, pois, todas as vezes em que necessito de cuidados médicos vocês, que estão na equipe de frente, desde o porteiro ao técnico de enfermagem me atendem com presteza e polidez. A informação relatada é tocante apenas à troca de plantão dos médicos. Estive em Cipó durante os meses de janeiro e fevereiro e presenciei durante vários dias pessoas na fila aguardando a chegada de um médico. Se isso hoje não está ocorrendo, parabéns, mas a informação que tive é que não havia médico no horário e chequei-a antes de divulgar, tendo o cuidado de não passar uma informação com irresponsabilidade, pois não é do meu feitio, portanto, mais uma vez, à equipe técnica do Hospital, meu respeito e apreço, estendendo a Dr. Orlando, que me atendeu com toda a atenção necessária.

    ResponderExcluir
  5. que saudade da minha terra,cipo.mora em são paulo assim que eu poder irei visita-la .arildo parabéns pelas imagens. você e toda a sua equipe.

    ResponderExcluir
  6. Legal, Niclécia.

    ResponderExcluir
  7. boa noite sra. niclecia moro em sao paulo mais acompanho nao so as noticias desse blog, como tambem o itapicuru noticias, e fico constragido com tantas mazelas deses politicos que chegam ao pode como gatinhos, e em pouco tempo se trasformam em verdadeiros cascaveis. gostaria que escrevesse tambem sobre itapicuru, garanto que nao iria faltar asunto para essa pagina. continui assim, muito obrigado.....

    ResponderExcluir
  8. - Senhora Niclécia, a senhora e a rádio comunitária devem carregar a responsabilidade por promover o vereador Vinicus "INHONHO".

    ResponderExcluir
  9. Niclécia Gama29 março, 2013 14:17

    Caro CIPOENSE,

    O senhor está enganado. Em momento nenhum fiz campanha para Vinícius ou qualquer outro vereador, já que o voto é secreto e minhas convicções políticas não são alardeadas. Apenas a título de informação, o eleito para me representar na Câmara não foi Vinícius e a posição da rádio não é necessariamente a minha, já que primo pela independências de minhas ideias.

    ResponderExcluir
  10. Niclécia Gama, você esta fazendo um ótimo trabalho parabéns pela reportagem, um grande exemplo de cidadania. Vereadores vamos trabalhar mais.


    Marcus Vinícius-SP

    ResponderExcluir
  11. Niclécia gosto de seu posicionamento, Cipó precisa de pessoas honestas e sinceras. Você é orgulho pra nós! Sinto que a getão está ainda passando por turbulência. Vamos esperar um pouco e criticar sim para ser corrigido os erros. No setor Pessoal tem três ótimos funcionários que já trabalharam lá. Mas uma novata tá deixando a desejar.

    ResponderExcluir
  12. Não conheço textos jornalisticos tão longos e repetitivos.

    ResponderExcluir
  13. a sala do setor pessoas está péssima. Se a fila estiver grande tapa a entrada da Prefeitura, os servidores que estão esperando para serem atendidos não podem sentar,entar na sala, pois tem uma novata que sente-se DONA DA SALA. O oposto do Pedrinho e das outras meninas que já trabalhavam lá, Simone e Zefira essas são ótimas. PREFEITO ATITUDE!!!!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.