Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

Dia do Lazer em Ribeira do Amparo atraiu dezenas de pessoas neste domingo (24/3)

Dois grandes momentos marcaram a manhã deste domingo (24/3) dos moradores de Ribeira do Amparo: a missa de domingo de Ramos e a Caravana do Lazer do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb. Entre o início das atividades e a parada para a missa e a procissão, dezenas de crianças, jovens e adultos se divertiram nos diversos brinquedos montados na Praça Frei Serafim do Amparo. Sob a coordenação dos técnicos da Sudesb, com o apoio da Prefeitura Municipal, o evento foi a culminância das ações previstas no Curso de Formação de Agentes Multiplicadores que começou na última sexta-feira (22/3) e formou mais de 50 pessoas.
Em um dia atípico, essas duas atividades movimentaram a tranquila cidade que possui menos de 15 mil habitantes, distante 257 km de Salvador. Nem o sol forte afastou os participantes que começaram a chegar às 08h da manhã.
Pula-pula, xadrez gigante, camas elásticas, pista de sabão, amarelinha, dama, vôlei, dominó, golzinho, dentre outros brinquedos fizeram a alegria da garotada. Para as crianças menores, a piscina de bolinha, a oficina de pintura e brinquedoteca, esta última montada pela Prefeitura, foram os principais atrativos. Além disso, a Prefeitura aproveitou para colocar estandes com profissionais que orientassem sobre saúde bucal, verificassem a pressão arterial e vacinasse a população contra hepatite B, tétano, febre amarela e rota-vírus.
Para o amparense Homero Rui Carlos da Silva essa foi uma excelente oportunidade de levar o filho de quatro anos, Davi Rui, para a rua. Ele viu a divulgação do evento e foi conferir de manhã bem cedo a organização e montagem no espaço. "É a primeira vez que está acontecendo essa atividade na cidade e é ótimo porque traz algo diferente para as crianças. Gostaria que houvesse mais, pelo menos uma vez ao mês", disse o morador.
Um dos motivos de ter sido escolhida para a primeira caravana de 2013 se deve à ocupação de Ribeira do Amparo no ranking do índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que hoje ocupa o 404º lugar, dentre os 417 municípios baianos. Segundo a coordenadora de Eventos, Esporte e Lazer da Sudesb, Susi Dócio, a Caravana prima pelo fomento de ações que envolvam lazer e esporte de forma que as cidades formem uma rede de multiplicadores, responsáveis por manter essas ações após a passagem do projeto. Desde sua criação, em 2008, a Caravana já passou por mais de 54 cidades.
Presente no Dia do Lazer, a prefeita Teti Brito aproveitou para agradecer o apoio do Governo Estadual, por meio da Sudesb, ao município. "Tudo que foi passado aqui nestes dias vai abrir várias portas para futuras caravanas e a parte da Prefeitura que terá a responsabilidade de formar vários grupos para estendermos esses trabalhos para os povoados. Na nossa região, nós fomos pioneiros. Várias pessoas de povoados e de outras cidades estão aqui. A equipe está de parabéns e todo mundo aqui já está com gostinho de quero mais", disse.
Para a professora de ensino fundamental, Elienice Araújo, a Caravana a ajudou a pensar outras maneiras de promover o lazer. Ela participou dos três dias de atividade e ficou responsável por coordenar a pequena piscina infantil que fica na praça. "Espero que venhamos colocar em prática tudo o que aprendemos aqui para propiciarmos às crianças, aos jovens e aos idosos sempre essas oportunidades de lazer. Eu pretendo aplicar essas atividades na vivência, no cotidiano, na educação infantil principalmente porque é o grupo de crianças com que trabalho. Através desses jogos podemos desenvolver diversas temáticas com autonomia e capacidade de seguir regras, de interagir com o outro, respeitando os direitos e os deveres de cada um", afirmou.
Preparação
De acordo com o diretor de Turismo da Prefeitura, José Mario Pereira, a ideia de trazer a Caravana para Ribeira do Amparo surgiu da necessidade de pensar formas de promover atividades de esporte e lazer no munícipio. A partir de uma pesquisa ao site da Sudesb, os servidores da Prefeitura ficaram sabendo do projeto e enviaram o pedido de apoio para a Superintendência. Durante 15 dias, o evento foi pensado e discutido entre ambas as instâncias, resultando na ida da equipe multidisciplinar. Coube à Prefeitura inscrever os agentes e à Sudesb fornecer a capacitação. O Dia de Lazer na praça foi resultado desta parceria.
"A proposta da Caravana é muito ampla e nos ajudou a pensar formas de andarmos com as nossas próprias pernas e começar a movimentar a cidade no sentido do lazer e da prática de esporte", explicou o diretor José Mario.
Caravana do Lazer
Para obter mais informações sobre a Caravana do Lazer entre em contato através do número (71)3103.0976 ou u pelo e-mail: susi.docio@sudesb.ba.gov.br. As informações completas sobre como solicitar a ida da equipe para um município estão disponíveis no endereço eletrônicowww.sudesb.ba.gov.br.

Assessoria de Comunicação - SUDESB
Texto e foto: Marcela Assis
Contatos: (71) 3103.0915 e 3103.0916
ascom.sudesb@sudesb.ba.gov.br -www.sudesb.ba.gov.br

Postar um comentário

0 Comentários