Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

ABERTURA DO RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA NA NOVA SEDE DA SECRETARIA DE SAÚDE EM CIPÓ

As mulheres de Cipó, com idade entre 50 e 69 anos estão sendo atendidas gratuitamente dentro do programa de Rastreamento do Câncer de Mama, do Governo do Estado. A ação dá a essas mulheres, consideradas dentro da faixa de risco da doença, a oportunidade de realizar a mamografia, que tem alto custo e complexidade, o que dificulta a sua disponibilização em toda a rede pública de saúde.
O programa tem três fases, o exame de mamografia é apenas a primeira. “Ele é um exame de triagem que não fornece o diagnóstico definitivo de câncer de mama. Por isso, se for detectada alguma alteração, a paciente é encaminhada para uma segunda fase, onde são realizados exames confirmatórios, como a punção e exames de laboratório. Os casos confirmados são encaminhados para os centros de referência para o tratamento definitivo”. O estado tem 28 polos microrregionais que fazem os exames laboratoriais e nove macrorregionais que oferecem o tratamento. Aqui em Cipó a abertura oficial aconteceu no dia 18/03 com a presença da equipe da SESAB na Câmara Municipal que apresentou o programa para a população e os agentes de saúde.
Os exames estão sendo realizados desde o dia 25 na nova sede da Secretaria Municipal de Saúde.
Raquel Meyre, Secretária de Saúde foi a primeira a ser atendida, logo em seguida as mulheres que estavam cadastradas no programa. No primeiro dia foram realizados 91 mamografias e, hoje (26/03) 98 mulheres foram atendidas. A meta é chegar a 908 atendimentos até o fim da visita do programa, dia 3 de Abril.
Além disso foram realizados 22 preventivos até o momento e a Unidade Móvel de Saúde Médico Odontológica está promovendo um mutirão de higiene bucal que nos dois dias de atividades já atenderam mais de 60 mulheres.
Os dados de 2012 mostram que a Bahia registrou cerca de 2,1 mil novos casos de Câncer de Mama.
A doença é a quarta causa de morte de mulheres no mundo e a chance de cura chega a 93% caso o diagnóstico seja feito de forma precoce e o tratamento iniciado o quanto antes.
A meta do Programa é atender cerca de 10 mil mulheres em Cipó, Olindina, Ribeira do Amparo, Nova Soure, Coronel João Sá, Novo Triunfo, Banzaê e Heliópolis.
DADOS: SECOM-SESAB / ASS. IMP. - P.M. CIPÓ

Postar um comentário

1 Comentários

  1. cipo e olindina e demas cidades estão de parabens....com esse programa do governo .

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.