Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

Polícia prende guia turístico e apreende muitas armas no Bom Jardim em Euclides da Cunha-BA


Policiais civis da 25ª Coorpin de Euclides da Cunha prenderam em flagrante delito no último dia 24 de janeiro de 2013, a pessoa de José Mauro de Jesus, 30 anos de idade, natural de Euclides da Cunha - BA, residente na fazenda Rosário, município de Canudos.
José Mauro, que se apresentou como guia turístico, está sendo acusado de ter tocado terror na localidade conhecida como Bom Jardim, proximidade da fazenda Curralinho II, região que fica localizada entre os municípios de Euclides da Cunha e Canudos, área de preservação ambiental e reduto de aves e animais ameaçados de extinção, entre elas a ararainha azul de Lear, periquitos maracanãs, veados mateiros, tatu, tatu-peba, tatu-bola, cotia, caititus, entre outros.
A ação policial aconteceu depois que moradores da região denunciaram a ação truculenta de um grupo formado pelos elementos conhecidos como “Fafá” e “Caboclo”, além de José Mauro que, segundo os denunciantes, invadiam domicílios, apreendiam armas e provocavam danos ao patrimônio privado.
O trio, que se apresentavam como agentes do IBAMA e estaria a serviço de uma organização não governamental com sede em Canudos, conhecida como Biodiversi, usava uma picape do tipo Toyota Bandeirante, cor cinza.
Na abordagem, uma revista foi feita no interior do veículo, onde os agentes policiais civis encontraram um farto armamento e munição dos mais diversos calibres: uma pistola da marca Bersa, de fabricação argentina, calibre 380, municiada com um carregador contendo 14 projéteis intactos, número de registro 351162; uma espingarda calibre 12 com um cartucho intacto; uma espingarda calibre 28, número de registro 293643; um rifle calibre 38 número BOL 2906 com 06 projéteis intactos de marca não identificada; três espingardas de socar de fabricação caseira, sendo que uma delas municiada.
Além de as armas apreendidas, os agentes encontraram: um colete balístico; um par de algemas da marca Germam; uma toca ninja do tipo brucutu; cinco cartelas de munição nova calibre 6.35mm contendo 50 projéteis intactos; um carregador de pistola calibre 7.65mm, municiado com seis projéteis intactos; uma jaqueta camuflada e um par de óculos.
“Caboclo”, ao ser abordado estava de posse de uma pistola calibre 7.65mm, resistiu à voz de prisão e conseguiu evadir-se adentrando a caatinga, juntamente com o parceiro “Fafá”.
Devidamente qualificado, José Mauro, que também resistiu à voz de prisão, porém, sem êxito assumiu a propriedade da pistola calibre 380, inclusive apresentando uma cópia do registro da arma, de nº 001783636.
Na 1ª Delegacia Territorial de Euclides da Cunha, para onde o acusado foi conduzido, a equipe formada pelos agentes, Aparício Filgueiras, Glaidson Souza e Rosivaldo Sá apresentaram o preso e todo o arsenal apreendido ao Dr. Paulo Jason Falcão delegado titular que, após ouvir o acusado determinou a lavratura do flagrante baseado no Art. 14 a Lei nº 10.826/2003 (porte ilegal de arma de fogo) e Art. 288, parágrafo único do Código Penal (Formação de quadrilha) e ordenou o recolhimento do mesmo ao xadrez da custódia da 1ª DT, onde ficará à disposição da Justiça.
A ação policial foi coordenada pelo Dr. Miguel Vieira - Coordenados da 25ª Coorpin. 

Postar um comentário

0 Comentários