Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

CALDAS DE CIPÓ, NOVA SOURE E RIBEIRA DO AMPARO: PROIBIDA MANIFESTAÇÕES POLÍTICAS

Confusões dos partidos 55 e 13 
na carreata do PSD no dia 25/08/12
Comícios, passeatas, carreatas, bem como qualquer outra forma de manifestação política com aglomeração de pessoas estão suspensos pelo prazo de cinco dias em Cipó, município a 241 km de Salvador. A decisão é do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/BA) em atendimento à representação proposta pelo promotor de Justiça Eleitoral Pablo Antônio Cordeiro de Almeida. O descumprimento da determinação legal implicará no pagamento de multa de R$ 50 mil, a ser aplicada, solidariamente, às coligações, partidos e candidatos que tenham participado do ato. Incorrerão ainda em crime de desobediência, dentre outros delitos, inclusive eleitorais, aqueles que não respeitarem a decisão,. Após cumprido o prazo de cinco dias, as manifestações voltam a ser permitidas, desde que comunicados ao Juízo Eleitoral e à Polícia Militar o local da aglomeração, horário de início e término, trajeto detalhado, bem como os nomes e assinaturas de todos os candidatos que participarão do evento, com uma antecedência mínima de 48 horas.  
Para garantir o cumprimento da decisão, a Justiça determinou ainda que a Polícia Militar dissolva qualquer manifestação que não observe o que foi estabelecido, “ com o uso de força, se for preciso”. E solicitou que as autoridades competentes requisitem reforço, convocando o Exército e a Companhia Independente de Polícia Especializada da Polícia Militar Litoral Norte (Cipe Litoral Norte). Uma reunião para debater o cronograma de manifestações com aglomeração de pessoas para fins de propaganda eleitoral foi marcada para o dia 03 de setembro, às 15 horas.  
Na representação, o promotor de Justiça relatou a ocorrência de crimes e atos de violência praticados por participantes desses eventos. Os abusos narrados vão desde uso exagerado de fogos de artifício a agressões físicas “ensejando risco de morte”. Pablo Almeida destacou dois atropelamentos “supostamente voluntários”, além de diversas notícias de ameaça. O promotor Eleitoral registrou ainda o fato de o “reduzido contingente policial de Cipó” não ser suficiente para fazer frente às multidões.
Na sentença, o juiz Eleitoral Marcelo Luiz Santos Freitas conclui, em favor da representação ministerial, assinalando que os eventos narrados pela Promotoria “comprometem a paz social e a segurança pública, bem como o andamento democrático do processo eleitoral”. O magistrado acrescenta que, embora o direito de reunião, sobretudo em períodos eleitorais, seja consagrado pela Constituição Federal, a integridade física e individual das pessoas é “um bem maior a ser preservado", justificando a medida.

Do Joilson Costa, POMBAL FM Com informações do www.mp.ba.gov.br

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Deus sabe o q faz e ñ vai deixar q aconteca mais nenhuma passiata quanto de um lado quanto do outro pq se tiver vai acabar tendo uma morte pq o povo de cipó é fanatico por pulitico e ñ ganha nada eu queria q deixar bem claro sou de cipó amo a minha cidade mais eu quero ser bem cincera ñ estou vendo ninguem de responsabilidade para comandar essa cidade obrigado por tudo ....... e aqui fica a mensagen
    POVO DE CIPO TEM MAIS RESPEITO UM COM OS OUTROS A POLITICA PASSA E QUEM MORRE Ñ VOLTA MAIS ...........PQ EUANDO QUALQUER 8UM DELES ESTIVER LA DENTO VAI SER A MESMA COISA O DINHEIRO SOBE PRA CABEÇA

    ResponderExcluir
  2. SOU RESPEITADOR DAS LEIS... Mas a festa da DEMOCRACIA é feita com diálogo, com debates e com a alegria de ter-mos um pais REDEMOCRATIZADO, após tantos anos de MORDAÇA. Lembro que em 1985 pudemos eleger por voto popular o primeiro prefeito em Cipó. De lá para cá tivemos SETE ELIÇOES com comicios nos povoados e sede... Por sete vezes o povo foi às urnas de maneira ordeira e nem tinhamos o aparato de segurança que temos hoje!!!!!!!! JÁ QUE O SOM, O BARULHO, AS MANIFESTAÇOES INCOMODAM...QUE TAL UMA LEI QUE OBRIGUE COM A MESMA AGILIDADE
    OS DEBATES POLITICOS COM OS TRES CANDIDATOS (caso de Cipó-Ba)NAS RADIOS LOCAIS!!! CAMPANHAS SEM PROGRAMA DE GOVERNO EM DEBATE NÃO SÃO FATOS ISOLADOS, SÃO RECORRENTES...OS CANDIDATOS INSEGUROS TEMEM SE EXPOR À ANALISE MAIS APURADA DOS ELEITORES!
    VERGONHA E PREJUIZO É O TEMPO QUE SE GASTA NESTE PROGRAMAS ONDE A GENTE ESPERA OUVIR SOBRE DETERMINADAS QUESTOES MAS ELES NÃO DIZEM NADA... ESCONDEM-SE NOS ESTUDIOS E GRAVAM OS SEUS DISCURSOS! EM RIBEIRA DO POMBAL TRANSMITIDO POR DUAS RADIOS LOCAIS... ACONTECEU NO AUDITORIO DA FACULDADE. ´

    dá tempo para pelo menos 2 (dois) debates!!!!!!!!!!!

    para todos então, meus votos de bons (conscientes) votos votos!

    raniery caetano

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.