Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

PROFESSORES DA BAHIA ENFRENTAM O DESCRÉDITO DA POPULAÇÃO

O governo do PT tanto no estado como no município de Cipó conseguiu que a população desacreditasse da importância do papel dos professores diante das propostas apresentadas e não negociadas para o fim da greve que no estado já dura mais de três meses e no município já há mais de trinta dias. 
Fico estarrecida não apenas com a posição dos governos, mas pela omissão da sociedade, dos pais de alunos em não se unirem aos professores para validar seu movimento. Parece que a população perdeu o seu poder de se indignar. Na ditadura militar, no movimento pelas eleições diretas, no impeachment do Collor foram os estudantes e intelectuais que mobilizaram o país.
A Educação transforma e é um ingrediente perigoso na formação de um cidadão consciente. É por isso que os governos querem o povo cada vez mais alienado. Greve de polícia, de transporte, corre, resolve logo, a população não pode ficar insatisfeita! Greve de professores, quem liga? Melhor é ver televisão, passar o dia no facebook, jogar um futebol. Por falar em facebook, viramos piada na rede social. É só dar uma olhadinha nessa e em outras fotos que circulam no face.
O governo transformou nossa profissão na mais desvalorizada do país. E nós, apenas nos calamos. Muitos lutam apenas por seus salários e a população, que assiste a tudo de longe critica dizendo dos maus professores. E os maus médicos, os maus policiais, os maus políticos (desses, conhecemos às centenas!)? Existem bons e maus profissionais em qualquer área, mas temos também ferramentas para cobrar qualidade na educação, na saúde, nos serviços públicos. O que nos falta é a capacidade de se indignar, de cobrar o que nos é devido pelopoder público.
Antes não se deu aumento aos professores por causa da avaliação do impacto financeiro, agora não se dá pelo momento político. E aí? Vamos ficar nesse impasse? Os alunos estão sem aula. O ano letivo já está prejudicado. Quem perde? Todos nós. Estamos todos sendo coniventes para que os jovens não desenvolvam o senso crítico para lutar pelo simples direito de ter Educação de qualidade para que possam fazer suas escolhas com consciência, criticidade e autonomia.
E os políticos estão trabalhando para que a educação pública se transforme numa fábrica, numa linha de montagem de um povo alienado, massa de manobra para a perpetuação do poder elitizado e corrupto que governa esse país.

Saudações, Niclécia Gama!  /  Imagen: Facebook

Postar um comentário

0 Comentários