Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

Comitê revela preocupação com fechamento de 11 rádios no Equador

Matérias retiradas do site www.radiofusoresfm.blogspot.com
O Comitê para Proteção dos Jornalistas encaminhou documento nesta terça-feira ao Governo equatoriano, que indica sua "séria preocupação" pelo fechamento de 11 emissoras de rádio do país desde maio.
"Soubemos que mais da metade das emissoras fechadas criticaram o Governo", explicou o diretor-executivo da entidade, Joel Simón, em carta ao superintendente de Telecomunicações do país sul-americano, Fabián Jaramillo Palacios.
O responsável pelo Comitê sediado em Nova York, que tem como sua principal bandeira a liberdade de imprensa, afirmou que embora o Governo tenha o direito de regular os meios de comunicação, também tem a obrigação de fazê-lo de forma "transparente e imparcial".
Após concluir que em algumas instâncias o órgão regulador equatoriano não cumpriu o devido processo garantido pela lei, Simón reiterou sua preocupação diante da possibilidade das emissoras terem sido censuradas.
Segundo o Comitê, alguns proprietários e gerentes dessas emissoras de rádio apontaram que o fechamento foi "em represália" pelas críticas e denunciaram que as autoridades querem entregar algumas das frequências a novas rádios comunitárias que apoiam ao Governo.
"Estamos preocupados já que estes fechamentos refletem uma tentativa de controlar o fluxo informativo, suprimir a discordância e ampliar o número de veículos pró-Governo", lamentou Simón.
O órgão lembra que no dia 12 de junho Jaramillo afirmou que as emissoras fechadas são parte de um grupo que o Governo fecharia por supostos atrasos no pagamento do direito do uso da frequência ou violações técnicas e administrativas.Fonte: Olhar Direto


Moçambique terá Rádios Comunitárias
Guebuza: Presidente
O Gabinete de Informação   (GABINFO)      está envolvido em trabalhos preparatórios para a elaboração do regulamento das Rádios Comunitárias.
O fato foi revelado, Segunda-feira (23), em Maputo, pelo diretor desta instituição governamental, Ezequiel Mavota, durante a apresentação do relatório do estudo sobre o papel das rádios comunitárias no processo de desenvolvimento socio-económico do país.
“É reconhecendo o nobre papel das rádios comunitárias que o GABINFO tem licenciado rádios comunitárias para vários pontos do país, estando neste momento a mobilizar esforços para elaboração do regulamento das rádios comunitárias”, disse Mavota.
O estudo enquadra-se nas ações do governo moçambicano, com vista a materialização da estratégia e politica de informação visando melhorar os serviços prestados pela comunicação social Falando na ocasião, Mavota contou que o objectivo do estudo é auferir das populações beneficiárias das rádios comunitárias o nível de contribuição das estações emissoras no processo de desenvolvimento local no país.
A rádio comunitária constitui meio de informação disponível para a população nas regiões onde ainda não tem acesso ao jornal e televisão.
Segundo a fonte, o estudo devia ter sido feito em todas as províncias do país, mas, devido a falta de orçamento, foram seleccionadas as províncias de Nampula, Manica, e Inhambane, localizados na região norte, centro e sul do país.
O estudo contou com o financiamento da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e pretende aconselhar o governo a tomar as medidas certas com vista a fortalecer a imprensa comunitária em Moçambique através da capacitação do pessoal em matéria de rádios comunitárias, regulamentos, entre outras.
Moçambique, oficialmente República de Moçambique, é um país localizado na costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Tanzania, a noroeste pelo Malawi e Zâmbia, a oeste pelo Zimbabwe e a leste pelo Canal de Moçambique e o Oceano Índico, a sul e sudoeste pela África do Sul e Suazilândia. No Canal de Moçambique, tem fronteiras marítimas com as Comores, Madagáscar, a coletividade departamental francesa de Mayotte e as ilhas Juan de Nova, Bassas da Índia e Ilha Europa, pertencentes às Ilhas Esparsas das Terras Austrais e Antárticas Francesas.

Direto do portal local: @Verdade

Postar um comentário

0 Comentários