Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

WAGNER INAUGURA MINIFÁBRICAS NA REGIÃO

Os municípios baianos de Ribeira do Amparo e Novo Triunfo inauguram nesta quarta-feira, 18 abril, duas Unidades de Beneficiamento de Castanha de Caju. Além de cajucultores de diversos municípios do nordeste do Estado da Bahia, o evento terá a participação do Governador Jacques Wagner; do Diretor de Desenvolvimento Social da Fundação BB, Éder Melo; do Superintendente Estadual do Sebrae, Edval Passos; do Superintendente Banco do Brasil na Bahia, João Batista Trindade Filho; de Dalmo Hiroshi, gerente do Departamento de Economia Solidária do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); de representantes da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e de prefeituras da região. A solenidade vai acontecer no Povoado da Boa Hora ás 10:30 horas e em Novo Triunfo as 15:00 horas.

A implementação da tecnologia social "minifábricas de caju" faz parte do Programa Trabalho e Cidadania, da Fundação Banco do Brasil. O Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar na Cadeia Produtiva do Caju se materializa por meio da implantação de minifábricas e centrais de processamento de castanhas nos estados da Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. O investimento social da Fundação BB no na cadeia produtiva do caju superou R$ 21,5 milhões, de 2004 a 2011. Atualmente existem oito minifábricas no norte da Bahia e 600 produtores, de 21 municípios, atuam e comercializam seus produtos a partir dessas unidades.

Os investimentos sociais da Fundação Banco do Brasil contribuem para o desenvolvimento sustentável, fortalecimento do associativismo, geração de trabalho, renda e inclusão social de cajucultores familiares no semiárido e litoral norte da Bahia. As ações se dão por meio de incubação de novas cooperativas e pelo desenvolvimento de ações de assessoria técnica nas áreas administrativa, organizacional e contábil, incentivando, com isso, a autonomia e independência dos produtores, para que sejam capazes de gerir coletivamente os empreendimentos.


São parceiros nos empreendimentos de Ribeira do Amparo e Novo Triunfo, a Fundação Banco do Brasil, o BNDES, o Banco do Brasil/DRS, Agência Banco do Brasil de Ribeira do Pombal, Superintendência de Agricultura Familiar da Bahia (SUAF), a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), a Comissão Ecumênica dos Direitos da Terra (CEDITER), a Pastoral Rural e SEBRAE/BA.
Por Laura Muradi no www.bahiaja.com.br

Postar um comentário

0 Comentários