Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

VAMOS TROCAR UMA IDEIA ?

Penso em política como uma ciência. A arte de governar (bem) um povo, uma cidade, quiçá, um país. Mas o que temos presenciado, tomando como exemplo a política nacional, temos visto as pessoas as quais elegemos para nos representar imersos num mar de lama, tamanha a corrupção.
Isso pra não comentar a deselegância do ministro do Trabalho, tentando justificar o injustificável, dizendo que ama a Presidente da República em rede nacional. As relações políticas, hierárquicas, humanas, estão mesmo de cabeça para baixo!
Mas é no miudinho de nossas cidades que a política extrapola os limites do bom senso. Como colunista deste site e por meus textos representarem tão somente a minha opinião pessoal é que me resguardo ao direito de criticar a antecipação das candidaturas para 2012. Devemos, como cidadãos cipoenses, aguardar os acordos, os conchavos, que embora possam não representar surpresas ainda haverão os que se assustam.
As charges são uma representação do cenário político não somente cipoense, mas da cultura do povo, que hoje, graças à globalização da informação, da velocidade com que as comunicações circulam pelo mundo, tem mais amadurecimento para opinar sobre os mais diversos assuntos, inclusive sobre a política.
Não concordo que pessoas se digladiem desde já defendendo esta ou aquela coligação. Quantas boas amizades se desfizeram por causa de política em Cipó? Já passou o tempo em que nós, pobres eleitores éramos classificados como animais: cupins e morcegos. Precisamos pensar a política local com maturidade, elegendo aqueles que defenderem melhores propostas para a coletividade.
Me sinto frustrada em saber do enriquecimento ilícito de muitos políticos, enquanto as pessoas morrem por falta de condições adequadas de habitação, saneamento e saúde, sem mencionar em quantas mortes intelectuais são causadas pela falta de investimentos na educação.
Precisamos pensar nas eleições de 2012 como o resultado de um processo de maturidade política e, como eleitores, a ética deve guiar as nossas decisões. Infelizmente algumas figurinhas desse álbum já estão bastante repetidas, por isso a reflexão é a melhor arma para nos guiar.
E para fechar essa conversa, pensemos sobre o que diz Pierre Reverdy "a ética é a estética de dentro".

Paz a todos. | DE: Niclécia Gama (Colunista do Site)

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Dados apresentados por renomada revista mostram que anualmente mais de 85 bilhões são surrupiados pela corrupção. A cada vinte e quatro dias cai um Ministro envolvido em escândalo. A imagem do Brasil é a pior possível com a fama de ser o maior paraíso da corrupção do mundo. Esse “status” mostra que a impunidade conta com o apoio do governo quando obstrui apuração de fatos com facilidade, pois conta com imensa maioria no congresso uma vez que os grandes partidos são comprados com doação de cargos e os 300 picaretas do baixo clero são venais baratos.
    Observamos que o clamor popular começa a chegar às ruas timidamente. Ainda faz-se passeatas em favor da liberação de algumas drogas, a favor do casamento gay com muito mais repercussão do que qualquer macha contra a corrupção.
    O apavorante silêncio dos bons exaspera Luther King. Será que o povo vai se acostumando a tudo, placidamente? Será que o “nãovaleapenismo” nos tolhe a capacidade de reação? O conformismo brasileiro vai se tornando marca registrada e, dentro desse raciocínio acomodado, ocorre-nos uma solução que pode ser definitiva e letárgica: vamos criar o Ministério da Propina. Certamente será o mais concorrido de todos os ministérios.

    ResponderExcluir
  2. Se cada cidadão dedicasse um dia para dar atenção ao noticiário político, apenas um dia na semana para ler um jornal ou revista, ouvir programa radiofonico dedicado a esse tema, ver os inumeros programas telejornalisticos... Um dia apenas por semana seria o primeiro passo para descobrir-se como cidadão tão culpado quanto vítima deste inferno Dantesco que é a política no Brasil e em outros paises onde o desinteresse por POLITICA é como uma praga que ameaça a cidadania, enfraqueçe e deteriora os partidos viciados no jogo da locupletação, do engodo, da vaidade, do "toma-lá-dá-cá" e ao povo nada! O texto, que observo raramente receber comentarios, mostra que a picuinha que se Lê em outras colunas estão desprovidas do Espírito da Ética,desprovidos de minima referencia da Historia Politica... Haveremos de chegar à maturidade suficiente para falar de POLITICA... Sei esquecer o quanto foi dificil conquistar esse direito!!!!!!!!!!

    Raniery Caetano

    ResponderExcluir
  3. Para mostrar que o futuro ministério da corrupção será o mais concorrido de todos os ministérios basta o governo federal fazer uma dotação orçamentária de alguns bilhões de reais, por ano. Os corruptos dos três poderes lá poderiam se abastecer. Os partidos da base de governança dariam as cartas (ou grana como queiram). E de forma prática: sem nota fiscal, sem recibo, sem qualquer comprovante e, o que é mais fantástico: não teriam que prestar contas a quem quer que seja. Não precisariam mais dar consultorias a empresas corruptas. As ONGs seriam cândidas, puras e altruisticamente praticariam o mais platônico idealismo. Os mensalões correriam soltos sem CPI’s novelescas, que só interessam aos órgãos de imprensa, pois não dão em nada. Os defensores do governo livremente poderão contemplar familiares e amantes. Criar fundações com seus nomes para se perpetuarem na história como benfeitores da humanidade. Todos os anos renovariam suas polpudas retiradas, formas segura de aumentar seus patrimônios. Fica claro que a propina é absolutamente isenta de imposto de renda ou quaisquer outros descontos.
    E por incrível que pareça o Brasil vai lucrar com isso. Com o Ministério da Propina, as quadrilhas politicas deixariam de surrupiar verbas da saúde, da educação, do esporte, da infraestrutura e de outros ministérios.
    Nossa saúde seria estendida a todo o povo brasileiro com qualidade. Os hospitais seriam melhor aparelhados e não mais ocorreriam contaminações hospitalares. O ensino contemplaria todas as classes, em todos os níveis com repercussão direta no desenvolvimento e na inovação. A educação prepararia melhor os brasileiros, que, um dia, poderiam até pleitear prêmios Nobel, coisa que nunca podemos almejar. O Brasil teria finalmente, infraestrutura nos aeroportos sem apagões, energia elétrica menos cara, rodovias transitáveis. Nos esportes, as medalhas seriam menos caras e as seleções seriam melhor formadas sem interesses mesquinhos e espertos dos “ricardosteixeiras”.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.