Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

INAUGURAÇÃO DA SALA DE MEMÓRIA PROFESSOR EVANDRO DE ARAÚJO GÓES NA 21ª CIPM






Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 26 de maio do ano em curso, às 09:30 h, na Sede da 21ª CIPM, em Caldas de Cipó, a inauguração da Sala de Memória Professor Evandro de Araújo Góes, em evento solene, presidido pelo Ilmº. Sr. Coronel PM Carlos Sebastião de Oliveira Eleutério Filho, o qual também contou com a presença de outras autoridades civis e militares, como o Ilmº. Sr. Coronel PM Hélio Alves Gondim, Comandante do Policiamento da Região Leste, o Vice-Prefeito do Município, Exmº. Sr. Gabriel José de Santana, o Ilmº. Sr. Cayo Macedo, Vereador representante do legislativo Municipal, bem como os Tenentes Coronéis PM Gildeon, Vítor e Demóstenes, respectivamente Comandantes do 4º, 16º e 12º BPM.

Fruto de um trabalho de pesquisa, coleta e processamento de dados, o qual reuniu um acervo de fotografias, documentos, objetos, depoimentos e filmagens, estes últimos, por sua vez, registrados em um vídeo-documentário, que, exibido em versão resumida, com duração de 00:30 min, pode evidenciar ao público, composto de autoridades e munícipes, o teor de resgate e preservação histórica desta fração de tropa, que desde os idos dos Destacamento do Nordeste, à época sob o comando do Capitão PM Felipe Borges de Castro, aos dias atuais, na condição de 21ª CIPM, agora sob o comando do Major PM Jusceval Araújo Amorim, desponta como porta do Nordeste brasileiro, devido seu tangenciamento com outros Estados Nordestinos no bem servir aos municípios sob sua responsabilidade.Assim, após a abertura da solenidade, pelo Coronel PM Eleutério e após a exibição do vídeo-documentário, seguiram as homenagens póstumas àqueles que verteram seu suor, e muitas vezes seu sangue pela causa da segurança pública em nossa região, sendo especialmente homenageados o 1º Tenente Carlos Tavares de Santana e o 2º Tenente João Pereira Neto, respectivamente pais do Vereador Cayo Macedo e do Tenente Coronel PM Demóstenes. E em seguida, como não deixaria de ser, foi homenageado aquele, que intitula o referido memorial, e hoje é considerado por todos os munícipes, como a memória viva de Caldas de Cipó, homem que do alto de seus 84 anos, escreveu a próprio punho três laudas descrevendo em detalhes meticulosos as três instalações de nossos aquartelamentos ao longo de nossa história, o Professor Evandro.

Fonte: 21ª CIPM (Maj. Jusceval Araújo) / Fotos: Cristiano Souza ( Milênio FM)

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Márcio Anunciação27 maio, 2011 17:56

    Homenagem mais do que merecida ao querido Guradião da HIstória e Momória de Caldas de Cipó. Homens como o professor Evandro devem ser reconhecidos pelo amor, trabalho e dedicação à nossa querida cidade.
    Parabéns à 21ª CIPM e ao Major Jusceval pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. O escritor Monteiro Lobato dizia que um pais se faz com homens e livros...O nosso professor Evandro Goes recebe desta 21 CIPM sob o comando do Major Juceval uma justa homenagem e inalgura este espaço aberto à comunidade da nossa região um memorial deste patrimonio da Policia Militar da Bahia. Conhecendo nosso passado poderemos no presente preparar nosso futuro e essa é a missãodo professor Evandro e dos poetas desta terra!
    Major, realizas agora, no presente um trabalho de dimensoes maiores do que nos podemos avaliar, pois agora comteplou-se o patrimonio Humano e Historico. Como cidadão e sobrinho dos professores Ilma e Evandro, eu o agradeço!!!!

    RANIERI CAETANO

    ResponderExcluir
  3. Ronald Freitas Anunciação- Roninho28 maio, 2011 13:24

    Prezado Amigos,

    Numa cidade dada ao esquecimento dos seus filhos, onde muito partem sem o devido reconhecimento e outros tantos permanecem à sombra, numa terra onde a língua é pobre na gratidão, a iniciativa da 21º Companhia sob o comando do Major Jusceval tem uma dimensão grandiosa, valor incalculável e prova inconteste de que a vida dos grandes homens nos reserva a lição de que podemos tornar as nossa vidas sublimes, e ao partirmos deixarmos para traz as nossas pegadas nas areias do tempo.
    Na condição de amigo, vizinho e por que não dizer aluno nas lições diárias de humanidade e cultura diversa, congratulo-me com toda corporação, em particular com o Major Jusceval e o Sargento Marcos pela dedicação na confecção do documentário e organização do espaço doravante chamado Memorial Professor Evandro de Araújo Goés, que fica para a posteridade, guardando a memória, reafirmando a identidade e nos lembrando a cada dia quando a memória do coração nos deixar esquecer de que aqui nessa terra de homens e mulheres valorosos, terra de lares e mães, aqui semeia-se o amor e a gratidão.

    RONALD FREITAS ANUNCIAÇÂO- RONINHO

    ResponderExcluir
  4. Justíssima homenagem e, diga-se de passagem, EM VIDA!!!!
    Parabéns ao Major pela iniciativa e pelo presente ofertado a população cipoense. O professor Evandro é o ícone de sabedoria e conhecedor ímpar da nossa história.
    Maria Emília Aquino

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao Major Jusceval e aos policiais militares da 21ª CIPM (gloriosa eterna 3ª CIA) por essa iniciativa de homenagear aqueles que contribuiram com a nobre e muitas vezes difícil e não reconhecida missão da segurança pública em nossa região.Parabenizo o major também pela conduta que dirige a Polícia Militar em Cipó, sempre em busca da integração entre essa gloriosa corporação e a sociedade civil.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.