Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

O DESCASO COM A SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

Cidadãos cipoenses, infelizmente o descaso com a saúde pública não é característica inerente apenas ao nosso município. Acreditamos que lá para as bandas do sul e sudeste do Brasil, as coisas sejam um pouco melhores, mas posso dizer que, infelizmente, pobre é pobre, aqui e lá e há sofrimento tanto quanto cá. É verdade que Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná fazem parte de um outro Brasil, o Brasil europeu, mas para as populações carentes as mazelas são as mesmas que de cá.
Em uma cidadezinha do Paraná, foram descartados recentemente medicamentos vencidos e kits do programa Brasil Sorridente, que estavam na Secretaria de Saúde, segundo a imprensa, desde 2009. Este ano, em um município da cidade de São Paulo, 65 medicamentos do posto de saúde estavam vencidos.
Às vezes me ponho a perguntar a serviço de quem estão as secretarias de saúde. Parece-me que não é a serviço do povo...
O que me preocupa é que programas ótimos para a saúde da população existem. O SUS é um modelo esplêndido de saúde para todos, mas sabemos que não funciona como deveria. O Programa de Saúde da Família é excelente, mas muitas vezes o médico da família não vai ao domicílio daqueles que não podem se deslocar ao posto de saúde, como preconiza o programa.
Outras vezes, os agentes de saúde são mal-preparados, mal-humorados e não atendem adequadamente à população, que se cala, achando que tudo isso é um favor.
Existem programas fantásticos do governo federal, mas não são fiscalizados para mensurar sua efetividade. Muitas crianças não tem sequer uma escova de dentes. Outras compartilham a escova com os irmãos e às vezes com a família inteira. Não se assustem! Isso não é no Norte, onde nada chega. É aqui, na capital baiana...
Para prevenir cáries não basta dar pasta de dentes e escovas. É preciso de uma política de prevenção, de tratamento da água com flúor, de atendimento digno à população.
Pagamos nossos impostos. A mordida do Leão é dolorida demais para nos calarmos diante da incompetência administrativa em todas as esferas de governo!
O caso das pastas de dente vencidas é só a ponta do iceberg.

Niclécia Gama

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Eu não acredito que a população de Cipó vai ficar calada diante do abandono com a saude e com as ruas da cidade. Quando é que vão construir uma rampa para as pessoas com dificuldade de locomoçao entrar na emergencia sem subir escadas? Quando vai ter dentista sem precisar dormir na fila pra pegar ficha? E as pastas de dente? Vão ficar no deposito até vencer novamente? Parece até que vão lucrar deixando tudo se estragar? É pra distribuir na campanha de 2012 e enganar o povo?

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.