Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

OPORTUNIDADES NEGADAS

Todos os anos, pelo menos cem jovens cipoenses concluem o Ensino Médio e lhes faltam oportunidades de trabalho. Desse modo parte deles, principalmente os do sexo masculino enveredam para a venda de artesanato, única alternativa para garantir a renda com a qual subsistirão nos meses em que o turismo no litoral brasileiro é pujante.

O que a nossa cidade tem oferecido aos nossos jovens no que se refere ao trabalho? Temos hoje algumas dezenas deles produzindo redes, estantes e outros tipos de artesanato, enquanto outras dezenas se aventuram Brasil afora para comercializá-los. É esse dinheiro, gerado pelo artesanato que tem movimentado a economia cipoense há pelo menos trinta anos.

Em contrapartida, o que a cidade tem oferecido a essas pessoas? A maior parte dos nossos jovens não tem acesso a uma educação formal que lhes permita competir no mercado de trabalho que cada vez mais exige formação superior ou especialização técnica em certas áreas do conhecimento. O que se conhece hoje como Formação Geral, em nível de ensino médio não tem oferecido formação alguma para os jovens atuarem no mercado de trabalho de forma mais competente e competitiva.

Isso deve-se a políticas de governo que visavam diluir o conhecimento e hoje há uma carência de profissionais técnicos em diversos setores da economia. O governo Lula retomou a formação técnica ampliando as vagas nos Institutos Federais de Educação, e, aqui na Bahia, vários foram implantados, mas apenas em cidades maiores como Barreiras, Paulo Afonso, Santo Amaro e outras. Os pequenos municípios, como sempre, ficam entregues à própria sorte.

Nosso potencial turístico está às moscas, em pleno verão. O Grande Hotel tem sido o grande elefante branco, vestido de festa não sei para enganar a quem. Um prédio obsoleto, que pertence ao Estado e que com acordos adequados poderia se transformar num campus da UNEB que atenderia aos jovens não somente de nossa região, proporcionando-lhes oportunidades, tão negadas ao longo da história, de ter uma formação superior.

Aos puritanos, que acreditam que a prostituição e o uso de drogas aumentaria, as estatísticas de cidades como Paulo Afonso, Campinas, São Carlos e outras demonstram que os estudantes ali residentes estão ali para a aprendizagem e tem influenciado pouco no aumento desses índices.

O que falta é vontade política para uma atuação mais consciente e produtiva na vida das pessoas e na economia da cidade. Imaginem quantos empregos e a geração de renda que seria alavancada se nos tornássemos uma cidade universitária! Mas, afinal, o que os maus políticos querem sempre é que as pessoas sejam mal-formadas e desinformadas para perpetuarem seus esquemas mesquinhos de votos de cabresto.

Ainda tenho o desejo utópico de que um dia tenhamos outras oportunidades de trabalho para que os jovens cipoenses tenham alternativas de trabalho diferentes das de seus pais, mas que este seja digno, formal e com a justa remuneração, para que possam optar por deixar ou não a cidade em busca de uma aventura econômica que nem sempre é rentável.

Matéria: Niclécia Gama / Foto: Google / Postagem: Salvo Horley

Postar um comentário

7 Comentários

  1. QUEM DISSE QUE É PRECISO ESTUDAR PARA MELHORAR DE VIDA? O NEGÓCIO É SER "JOGADOR DE FUTEBOL, POLITICO E REPRODUTOR!" QUEM ESTUDOU OU ESTUDA PAGA OU PAGARÁ A CONTA DE QUEM NÃO TRABALHA OU NUNCA TRABALHOU, COMO É O CASO DO GOVERNO ANTERIOR E CONTINUAÇÃO DO ATUAL...PRA QUE ESTUDAR???

    ResponderExcluir
  2. Cara Niclécia, apesar de seus comentários serem bem artculados e de certa forma até inteligentes, porém, nota-se neles um sabor de rancor e de certa forma tendencioso sempre de forma contrária a atual gestão municipal.Sem dúvida gostaríamos que os cipoenses não precisassem sair de sua terra. O problema está em geral nas pequenas cidades sem um comércio forte e não apenas em Cipó.Você como educadora deve ser saber que o desemprego é globalizado, inclusive tendo aumentado na União Européia onde a educação está há pelo menos 50 anos a frente da nossa.Mas, parabéns pelos seus comentários, só precisam ser imparciais.Será que nada presta em Cipó?

    ResponderExcluir
  3. Caro Celson Matos, você qualificou o texto de Niclécia de tendencioso; nesse sentido gostaria de lhe perguntar que tendência você identificou no referido texto. Precisamos parar de "politizar" todas as questões que são debatidas aqui. Se você é simpatizante da atual gestão, não temos nada com isso, é uma opção sua. Ela apenas está fazendo uma constatação, no nível regioanal, afinal este site se propõe a discutir questões de Cipó e cidades vizinhas.E por falar em imparcialidade, você não foi nada imparcial no seu comentário.

    ResponderExcluir
  4. Carríssimo Celso Matos, concordo com Joilson, Niclécia não está politicando, e sim falando do um problema que infelizmente atinge nossa cidade.

    ResponderExcluir
  5. Caros, o que precisamos em nossa querida cidade é de pessoas que venham contribuir de forma imparcial mesmo. E não das que apenas expressam sua indignação através de palavras bonitas.
    Acredito que seja nescessário uma mobilização por parte principalmente dos jovens; só assim consegueríamos sucesso.
    Fico muito triste quando vejo alguns comentários tipo: O prefeito, o vereador...
    Vamos à luta galera!
    Vamos reagir, este é o nosso momento!
    Precisamos de um líder e não de chefe.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Niclécia! Vc,é um orgulho para nós cipóenses, Seus comentários como sempre, impecáveis.infelizmente a carapuça é sem medida e a verdade doi...Todavia o importante é a riqueza e a sinceridade de seus comentários."EU TIRO O CHAPEU PARA VOCÊ" Jorge de j.de carrinho-Vereador

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com o meu colega Celson Matos.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.