Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

TOPA E OUTRAS COISINHAS

Chega o final do ano e mais uma vez nos vemos atropelados pelas obrigações de final de ano: fechamento de balanços, planejamento para o próximo ano, provas finais de alunos ou filhos e a euforia da chegada do Natal. Quase nos esquecemos do que é importante e é nessa época que geralmente os governos preparam seus orçamentos para o ano seguinte e as sujeiras são escondidas embaixo do grande tapete.
Infelizmente, minhas orações caíram por terra e seremos legislados durante quatro anos por um palhaço analfabeto, eleito por voto de protesto, protesto burro, diga-se de passagem. Temos formas mais inteligentes de protestar contra políticos corruptos. Mas é isso aí, Brasília e outras cidades estão cheias de criminosos de colarinho branco e continuamos a colocá-los lá.
Por falar em governos, há muito tempo venho observando o TOPA. No bairro da Liberdade, na escola a qual era gestora, fiz cessão de quatro salas para o referido programa, e pude observar algumas questões: o número de alunos matriculados nunca é igual ao número de alunos que freqüentam as aulas, os professores não tem, em sua maioria, habilitação no magistério.
Se um professor resolvesse fazer cirurgias seria aceito? Pois é, mas qualquer um pode, tecnicamente ser professor. Ensinar é transformar pessoas e envolve processos neuro-psicológicos e cognitivos que não estão ao alcance de outra formação a não ser de pedagogos e dos antigos professores que tinham o magistério. Ensinar envolve formação continuada e o entendimento do aluno como um ser social.
O TOPA é uma mentira. Muitos dos alunos matriculados já sabem ler e escrever muito bem. A filosofia do programa é belíssima, como tudo nesse país: no papel tudo é lindo! Temos as melhores leis de proteção á infância, de direitos do consumidor, de defesa à mulher, mas na prática, poucas funcionam. Os encontros de formação são faraônicos e fala-se muito dos teóricos da educação, mas na prática quase nada acontece. Me pergunto até quando aceitaremos pacotes prontos, principalmente na Educação.
Sem comentários para os últimos acontecimentos em Cipó... Vocês me conhecem, devem imaginar o que penso a respeito! Peço desculpas pela recente ausência, pois final de ano é assim mesmo, tudo meio atropelado. Estava a escrever essa matéria quando me ocorreu um acidente doméstico e tive que ficar em repouso por uns dias, pois tive que imobilizar o braço direito, mas graças a Deus estou de volta!!!
Abraços a todos!

Matéria: Niclécia Gama / Foto: Google / Postagem: Salvo Horley

Postar um comentário

6 Comentários

  1. olha Niclecia, nem da mesmo para comentar os ultimos acontecimentos... e agora eles nem se preocupam mais em esconder a sujeira debaixo do tapete, tudo está às caras. Senti falta de suas materias no site. Melhoras pra vc viu, porque você é uma mulher guerreira. Feliz natal!

    Suane

    ResponderExcluir
  2. Guerreiraaaaaaaaaaa?
    uma pessoa normal,que pensa como muitos...(mais que teve "oportunidade de expressão".)
    As pessoas gostão dessa idealização...(pelo simples fato de falar bonitinho).Detesto isso.

    ResponderExcluir
  3. Caro anonimo ou anonima, esse seu comentario cheira a dor de cotovelo; Ela é sim uma pessoa normal mas que tem oportunidade de expressar sua opiniao como vc tambem tem. Não e só falar bonitinho como vc diz mas se tiver oportunidade de conversar com ela vai perceber que é uma pessoa que tem conteúdo. Deixe de ser invejoso(a) e guerreira sim, porque sabe dar valor ao trabalho, à família e aos estudos e aida tem tempo de fazer um trabalho voluntario maravilhoso. Aproveite o espirito de natal e se desarme, nao atinja quem vc nao conhece direito.

    ResponderExcluir
  4. Trabalho voluntario???
    tenho certeza que ai tem interrese...(na politica de Cipó).

    ResponderExcluir
  5. Hoje em dia no Brasil podemos definir política como a arte de sujar as mãos, portanto caro(a) anônimo(a), do jeito que as coisas andam aí em Cipó creio que seja muito difícil que Niclécia deixe de lado toda sua vida profissional construída com muita dignidade em Salvador para se sujeitar aos absurdos da vida política cipoense. Muitos têm como objetivo de vida galgar cargos políticos como se isso fosse a maior maravilha do mundo moderno; parece que esse é o caso de anônimo(a), que pela inveja que deixa transparecer em seus comentários não encontra outra forma de ser "útil" à sociedade senão pela via política eleitoreira. É muito fácil se esconder atrás do anonimato e falar o que tem vontade sem ser responsabilizado por isso, se detesta tanto os textos aqui postados por Niclécia, não devia lê-los.

    ResponderExcluir
  6. Todo mundo que entrar na grande administração de Cipó.
    Tenho certeza que com ela não é diferente...(e comentando que ela nunca largaria sua vida em Salvador) TENHO CERTEZA QUE LARGARIA SIM.
    (É só ter oportunidade ).
    Vamos acorda e ver que ai não é só solidariedade ou bondade.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.