Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

POLÍTICA, LIBERDADE DE EXPRESSÃO, CIDADANIA E DEMOCRACIA

Na década de 20 do século passado, na Alemanha de Hitler, o grande aparato de divulgação dos anseios do Partido Nazista ganhou mais um elemento essencial à sua permanência no poder: o ministro do povo e da propaganda, Joseph Goebbels. Foi graças a ele que boa parte do povo alemão se engajou na luta de ódio contra tudo que, na visão do Partido, se opunha aos objetivos escusos de Adolph Hitler, tais como os judeus, os ciganos, e os povos que viam no nazismo uma grande ameaça à humanidade; o que anos depois se comprovou com a eclosão da II Guerra Mundial. É de Goebbels a célebre frase: “Uma mentira repetida várias vezes se torna uma verdade”. A ingenuidade do povo alemão naquela ocasião fez com que todas as manifestações da cúpula política, então dominante, soassem como verdade, ainda que a maioria do que era dito não passasse de estratégia de marketing da mais rasteira, tendo como consequência o extermínio de seis milhões de judeus em campos de concentração.
Começo esse artigo com essa pequena introdução apenas para demonstrar que apesar de ter se passado mais de meio século, os métodos de persuasão política não são muito diferentes dos de outrora. Tivemos mudanças ideológicas, tecnológicas, culturais e econômicas, porém muitos ainda teimam em confundir aspectos pessoais com os aspectos ideológicos e políticos. Desde que fui convidada a escrever artigos neste espaço tão gentilmente cedido pela Rádio Millenium, fiz questão de deixar algumas coisas bem claras:
1. Que os meus textos fossem lidos ou divulgados na íntegra;
2. Não ser censurada pela direção da Rádio, caso não concordasse com meu ponto de vista, já que escrevo artigos de opinião e sou responsável pelo que penso;
3. Que nenhum comentário, ainda que discordante do meu, fosse censurado (exceto os que ofendam a dignidade ou honra das pessoas, inclusive a minha).
Sempre tive essas prerrogativas atendidas por Arildo e sua equipe e sempre segui com meus artigos e comentários, não me escondendo atrás do anonimato, que entendo, já que ainda se tem a velha cultura da perseguição. Sendo assim, ressalto que os textos de cunho político aqui feitos, foram escritos por, antes de tudo, uma cidadã insatisfeita, que paga seus impostos e questiona o andamento dado a certos aspectos da nossa cidadania, seja no nível do nosso Município, do nosso Estado ou do nosso País. Não tenho pretensões políticas e isso me deixa ainda mais livre e tranquila para comentar o que quer que seja sem ser policiada ou sofrer represálias. Ainda na seara política, relembro aos porventura esquecidos, que os detentores de cargos públicos devem satisfação à população; esses cargos não são privados nem hereditários, portanto, temos o direito de exigir providências naquilo em que nos sentimos insatisfeitos. Não é crime citar nomes dos detentores desses cargos embora raramente o faça, portanto questões pessoais devem ser resolvidas na área pessoal. Jamais usei esse espaço para me referir a pessoas que não fazem parte da vida política da nossa comunidade – leia-se, aos não detentores de cargos públicos. Destarte, não uso e nunca usei os artigos publicados nessa coluna para me dirigir ou atingir pessoas que não devam satisfação aos seus eleitores.
Não admitirei, de quem quer que seja, ameaças à minha integridade física por motivos infundados, a partir de supostas conclusões de artigos e comentários meus neste espaço. Vivemos numa democracia e todos têm, assim como eu, o direito de discordar do que é dito ou escrito, sem, contudo, se achar atingido no plano pessoal por qualquer dos comentários aqui feitos. Receberei as reações exacerbadas como ameaça, e darei o tratamento adequado a essas reações dentro dos limites da lei, na Justiça e na polícia se forem colocadas em risco a minha integridade física e moral.
Na última semana fui surpreendida com um boato de que um motorista da Secretaria de Saúde de Cipó foi demitido por causa de um texto meu, lido no programa Cipó Notícias da Radio Millenium Fm, do dia 02 de junho. Felizmente, mantive contato telefônico com o motorista que me tranquilizou dizendo que ele mesmo havia informado aos seus superiores que não continuaria servindo à Prefeitura, em função das más condições de trabalho e o fato ocorreu antes mesmo da leitura do texto na rádio. Portanto, retomando o início desse texto, quero, aqui, impedir que uma mentira seja repetida até se tornar verdade. O e-mail lido na rádio falava apenas da falta de administração e consideração com os cidadãos cipoenses que ficaram em Salvador para tratarem de sua saúde e foram informados porque entraram em contato com a Secretaria, de que o ônibus não iria pegá-los. Esse e-mail foi mais um dos textos em que externei minha insatisfação no trato com a coisa pública, e o pivô de ter sofrido represálias.
Repito, não admitirei ameaças, principalmente de pessoas que não fazem parte da vida política do Município e que interpretam equivocadamente as palavras que divulgo neste blog. Continuarei utilizando do meu direito constitucional de me expressar, e os leitores continuarão com o direito universal de discordar de minhas palavras. Espero que essa discordância se mantenha no nível das idéias, como sempre se deu, pois se for de outra forma, as instituições democráticas, que alguns ainda estão pouco acostumados, serão acionadas, fazendo valer o exercício pleno da minha cidadania.

Matéria: Niclécia Gama / Postagem: Fabrício Martins

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Minha querida...Parabens "sempre" por seus textos. Digo sempre, por vê com nitidiz sua postura digna de uma cidadã que preza simplesmente por "igualdades" e "liberdade" termos tão atrofiados propositalmente por muitos em nossa cidade.

    Parabens (conte sempre com a gente)

    Flavinho Leone

    ResponderExcluir
  2. NICLECIA VOCE ESTAR DE PARABENS COMO SEMPRE A SUA EVOLUSAO CULTURAL ME DEIXA ORGULHOSO COMO DIZIA A NOSSA PROFESSORA LEONICE. [ E A MALINHA DE SABEDORIA ] PARABENS AO POVO CIPOENSE E SE VOCE ME PERMITE EMSENTIVE O NOSSO AMIGO PAULO POETA A ESCREVER TAMBEM. DO TAMBEM CIPOENSE LUCIANO/GUARUJA SP

    ResponderExcluir
  3. jose salvador dos santos07 junho, 2010 17:53

    ALEM DE ELUGIAR, AS SUAS MATERIAS, GOSTARIA QUE VOCE FIZESE UMA MATERIA SOBRE O PATRIOTISMO DO POVO BRASILEIRO, A HONDE A MAIORIA DO POVO BRASILEIRO NAO SABE CANTAR O HINO NACIONAL, INCLUSIVE OS JOGADORES DA SELEÇAO BRASILEIRA, PARA MIM ISTO E UMA VERGONHA, POR ESTAS E OUTRAS E QUE AS DROGAS ESTAO TOMANDO CONTA DOS JOVEMS, EU SOU DA EPOCA QUE PRA ENTRAR NA SALA DE AULA TINHA QUE CANTAR O HINO NACIONAL. PARABENS NICLECIA

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de externar por Niclecia todo o meu apreço e consideração, pois é e sempre foi uma pessoa muito digna e só quem a conhece bem pode saber disso. è inadmissivel que num estado democrático as pessoas ainda se prestem a esse papel de fazer ameaças. Por acaso ela falou alguma inverdade? Somos cerceados nos nossos direitos de nos maniferstar sem ser peseguidos, porisso tanta gente escreve comentarios preferindo o anonimato. Infelizmente pessoas que não estão no poder se acham tambem no direito de ameaçar. Vá fundo, minha amiga, a lei está a seu lado. Essa pessoa com certeza vai pensar duas vezes antes de chegar perto de você. Um forte abraço e fique em paz, pois você não atingiu ninguém a quem não devesse, diga-se essa administração tacanha que está no poder. Uma pena que não vou poder me identificar para não ser perseguido, pois ainda trabalho na cidade, não tive a oportunidade de como você, voar mais alto. Sucesso, minha amiga e não se abale com coisas e pessoas mesquinhas.

    ResponderExcluir
  5. MENINA, VOCÊ ESTÁ MESMO INCOMODANDO. COMO VOCÊ MESMA DIZ É PRECISO INCOMODAR OS ACOMODADOS, SÓ NUNCA ESPEREI QUE ALGUEM LHE AMEAÇASSE. ISSO É UMA VERGONHA, COMO DIZ O BORIS CASOI. TENHO LIDO SUAS MATERIAS E NÃO ENCONTRI NADA QUE OFENDESSE PROFUNDAMENTE NINGUEM. MESMO QUANDO VOCE FAZ SEUS COMENTÁRIOS PICANTES, SEMPRE FAZ COM UMA CERTA DELICADEZA. NÃO SE CALE, CONTINUE ESCREVENDO E OS INCOMODADOS QUE MUDEM SUA POSTURA PARA NAO SEREM ALVOS DE CRÍTICAS. SUA CIDADE PRECISA DE MAIS PESSOAS ASSIM, COMO VOCÊ, QUE NÃO SE INTIMIDAM. DEPOIS QUERO SABER MAIS DETALHES.

    ResponderExcluir
  6. Ronald Freitas ( Roninho )08 junho, 2010 22:19

    ...quem fere a terra, fere os filhos da terra.

    Ando por cá minha amiga, ainda perplexo com a persistência de alguns desavisados em perpetuar velhos métodos - a truculência da palavra e a covardia do silêncio. Por hora asseguro-lhe que novo tempo se avizinha, e que vendas e mordaças ainda que instrumentos muito utilizados pela REPÚBLICA DOS AMIGOS tendem a desaparecer como os ditadores calças-curtas, as damas de ferro e uma gente que nutre sentimentos pouco edificantes por nossa terra. Asseguro-lhe que esse momento da caminhada tem sido muito profícuo no plano real, e que logo retornarei também pelas bandas de cá. Todavia, com a força da nossa gente ainda sopraremos grandes tempestades.

    P.S: Não sei se ainda desconhece, mas pode somar a sua voz a nossa mais nova campanha: EU QUERO A MINHA CIDADE DE VOLTA!!!

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  7. Minha Amiga Niclécia. Acabou-se o tempo que o silêncio era a voz e ninguém velava por nós. O Povo Cipoense necessita beber de sua seiva e vasta sabedoria. "Palavras ditas na hora exata são como maçãs de ouro em bandejas de prata."
    Profundamente louváveis suas colocações, nada adiante do nosso tempo, como você prisou no início do texto.
    Aqui deixo meu apreço e ouso aportar meu barquinho junto à sua fala. Eis que da Selva de Concreto e Pedra...a Sabedoria ergue sua voz.
    Diga...Fale...Não te Cales...Prossiga em seu desiderato, na certeza de que o povo despertará. Abraço Fraternal.

    Paulo Cezar Santos Melo - Sgt PM
    Poeta que Cipó pariu.

    ResponderExcluir
  8. Hoje cipó aperece poetas não que eu sou contra mas gente que nunca ligou pra nossa cidade.Vejo hoje uma cidade se desenvolvendo acabou a velha ditadura.Gente que faz parte da opsição ver funcionário fantasma no lado da situação,esquesse que do lado da opsição tenhem altos politicos fantasma.voçês tem medo de falar ou querem esconder,isso é uma vergonha.

    ResponderExcluir
  9. Niclécia,

    Belíssimo texto. É lamentável que parte da nação cipoense ainda não tenha aprendido a viver independente de comentários vis e medíocres, ainda não tenha se divorciado desse sistema obsoleto de cabresto. Enfim... Vamos vivendo...Enquanto há vida, esperança.

    Um abraço.
    Marta Santana

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.