Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

PROFESSORES DE CALDAS DE CIPÓ FAZEM PARALIZAÇÃO REIVINDICANDO PLANO DE CARREIRA

Tendo em vista que o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério, tem como princípios básicos a qualificação, dedicação e valorização dos profissionais da Educação esta categoria pensa ser do interesse do Poder Executivo, zelar pelo bem estar público, assegurando aos seus integrantes a dignidade que é peculiar a sua profissão, por isso, os professores da rede pública municipal de Cipó voltaram a fazer paralisação neste dia 1º de março. Acontecerá em frente a Câmara Municipal onde reivindicarão, junto ao Poder Legislativo a devolução do PLANO ao Executivo para que juntamente com a comissão sejam feitas as alterações necessárias visando atender as necessidades da categoria em virtude do cumprimento das leis constitucionais e o respeito a Lei de Diretrizes e Bases na aprovação do Plano de Cargos e Salários do Quadro Efetivo do Magistério.

Matéria: Os professores Postagem: Flavinho Leone

Postar um comentário

24 Comentários

  1. Os responsáveis por essa paralisação mostram desconhecimento; faltam-lhes estratégias para defender o que é de direito. Não iniciar o ano letivo é uma prova incontestável de que não chegará a lugar nenhum; esse movimento não terá apoio e muito menos consistência. "Não se deve atirar para depois perguntar quem e sim antes do tiro saber sua motivação". Lutar pelos interesses da classe é salutar, mas é preciso, antes de tudo, saber o qual o remédio e aplicar a dose certa; não se atinge o alvo sem antes se posicionar; não se corrigem o erro cometendo outro. Os alunos não devem ser penalizados por esse jogo de empurra e falta de estratégia de quem não procura entender que o direito de alguém termina onde começa o do outro. Se reivindicações são justas e estão na lei, melhor seria esgotar todos os meios de provas admitidas e com isso exigir a participação da justiça.
    Esse movimento antes do início do ano letivo será um prato de “lagosta e caviar” para executivo, uma vez que as conseqüências dessa paralisação ganharão força negativa junto à opinião publica.

    ResponderExcluir
  2. Quero parabenizar aos professores pela tão linda paralização
    e quero dizer que só assim voces vão conseguir o objetivo de voces
    lutem , pois se não fazer assim nada vai conseguir
    se esse plano for aprovado como está será um retrocesso da carreira
    essa é a oportunidade única, continue lutando que serão vencedoras
    e se algu´me tentar desistimular , não parem
    só com lutas é que consegue,
    VOCÊS JA SÃO VENCEDORAS
    PROFESSORAS UNIDAS JAMAIS SERÃO VENCIDAS
    FAÇAM PARALIZAÇÃO NA FRENTE DO FÓRUM TAMBÉM
    CHAME A ATENÇÃO DE TODOS

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de parabenizar os professores cipoenses pela iniciativa corajosa de lutar pelos seus direitos. Em Salvador também estamos moblilizados desde o início do ano letivo em busca do nosso plano de saúde, vilipendiado pelos governos municipais. O direito à mobilização e greve é garantido pela Constituição Federal, lembrando que não devemos lutar apenas pelo plano de cargos e salários, mas também por condições dignas de trabalho e pela melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, garantidos pelo artigo 67 da LDB (Lei 9394/96). Infelizmente, nossos representantes, eleitos pelo nosso voto, parecem esquecer promessas de campanha. É bom lembrar à opinião pública, que se manifesta anonimamente, que, por lei, os alunos têm direito a 200 dias letivos ou 800 horas-aula (artigo 24, I) e que, segundo a lei, devem ser repostas. Tenho certeza que os professores honrarão seu compromisso.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de parabenlisar o primeiro comentario, ele deixa claro de que ele é um dos muitos incompetentes, pois qualquer servidor seria a favor de uma luta justa e nobre como essa, tenho q certeza de a pessoa que elaborou este primeiro comentário é uma pessoa demagoga, pois não respeita uma classe que te educou, ou melhor nem sei se vc sabe o que é educação, mais saiba que todos tem um pouco do ensinamentos de um PROFESSOR, o Médico, Juiz, Advogado, Presidente da Republica e enfim todo cidadão, espero que coloque a cabeça no travisseira, pare e reflita, pois vc nos envergonhou com sua opinião , AHHHHHHHH, qualquer prefeito passa, os vereadores passam, mais as garantias conquistadas permanecerão, Parabéns a Daniela, Baixinha, Derquian, e todos que contribuem para as melhorias da nossa população.

    ResponderExcluir
  5. Mensagem do dia para reflexão!
    Conta-se que no século passado, um turista americano foi à cidade do Cairo no Egito, com o objetivo de visitar um famoso sábio. O turista ficou surpreso ao ver que o sábio morava num quartinho muito simples e cheio de livros. As únicas peças de mobília eram uma cama, uma mesa e um banco. - Onde estão seus móveis? Perguntou o turista. E o sábio, bem depressa olhou ao seu redor e perguntou também:- E onde estão os seus...?- Os meus?! Surpreendeu-se o turista. - Mas estou aqui só de passagem!- Eu também... - concluiu o sábio.

    "A vida na Terra é somente uma passagem... No entanto, alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente, e se esquecem de ser felizes."

    "NÃO SOMOS SERES HUMANOS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL...
    SOMOS SERES ESPIRITUAIS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA HUMANA...

    ResponderExcluir
  6. hoje a população cipoense,está aprendendo a brigar por os seus direitos, os moradores lutam por a melhoria de suas comunidades, as professoras por a melhoria de seu plano de cargo e todos de alguma forma mostra a decepção que sente quando não ver ser cumprido as promessas que foi feita por os seus representantes legais, mas é assim só vcs podem mudar essa história .sabe como? com seu voto, e sendo honesto e não se vendendo por um cargo ou algumas notinhas seja honesto com voce mesmo.
    Para que mas tarde não tenha que ouvir o que as professoras ouviram "que elas são um ABACAXIIIIIIIIIIII... é professoras sinto por voces e só posso deixar aqui a minha solidariedade e aue DEUS ABENÇÕE A TODAS. maria das graças bairro nova cipo

    ResponderExcluir
  7. Como é bom está do lado do poder né gente a pessoa do primeiro comentario deve ser muito proxima ao prefeito pois tem o mesmo pensamento que ele, só que tem um detalhe estamos no nosso direito e vamos lutar por ele, não adianta ameaças pois as propagandas que foram feitas na radio sobre a maravilhosa adiministração desse gestor que ai se encontra toda a população sabe que é só propaganda as obras estão sem terminar igualmente os projetos as escolas se encontram deterioradas e não é de agora as ruas esburacadas e não é de agora ele se encontra a mais de 5 anos no poder e pra se defender joga a culpa no antigo pare de procurarem desculpa vereadores e tomem posição as professoras hoje é maioria brigando por um direito delas mas como vcs só pensa em seus umbigos elas tem mais e que se unir e ir a luta deus abençõe Aparecida

    ResponderExcluir
  8. EDUCAÇÃO E EDUCADORES: - Muito se fala, reclama sobre Educação, entretanto, quase nada se fala sobre Educadores, que em sua maioria faltam-lhes educação. Educadores educados ensinam através de exemplo. Quem tem educação respeita opiniões; quem é educado sabe ser flexível; quem se propõe educar motiva pais e alunos através de comportamento condizente com sua função.
    Antes da busca incessante por melhores salários, que tal apresentar sugestões de melhorias para o ensino fundamental, que é a base para quem de fato pretende cursar uma Universidade?
    Esse movimento me faz sentir saudade das professoras Odete, Maria Vestina e outras da época, que foram educadas e treinadas para ser Educadoras. Os tempos mudaram, mas para quem tem educação e se preparou para educar, com certeza não tem problema com salário e jamais participa de anarquias como a que estamos observando!

    ResponderExcluir
  9. anônimo do comentário anterior pare de procurar no passado as respostas para o hoje´acordem o que está acontecendo hoje no municipio com relação a péssima qualidade da educação não é culpa dos educadores mal remunerados que ai estão brigando não só melhoria de salário mas por condições dignas de trabalho,se voce visitasse as escolas em vez de querer chamar as professoras de incompetentes veria que a incopetência,parte da adiministrasção do municipio e não delas escute os pais dos alunos quando pedem que seus filhos tenha uma sala de aula digna mas voces estão preucupados em agradar os gestores né pois voce deveria se indentificar como PUXA SACO e não anonimo sou mãe de aluno do municipio e professora em outro municipio graças a Deus onde trabalho já tem plano de cargo que me ampara e as diretoras e professores são todos concursados .APARECIDA M. SOUZA. SOU DIGNA E AI ESTÁ QUEM SOU ...

    ResponderExcluir
  10. ANÔNIMO VC ESTÁ QUERENDO DIZER QUE AS PROFESSORAS ESTÃO ERRADAS POR REENVIDICAREM UM DIREITO QUE É DELAS POIS EM TODO PAÍS SE LUTA POR MELHORIAS DE SALARIO, E SE VOCE NÃO ENTENDEU O QUE ELAS PRETENDEM ENTÃO ENTENDA NÃO É SÓ SALARIOS MELHORES MAS TAMBÉM MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO MEU CARO ANTES DE COMENTÁRIOS INFELIZ COMO ESSE E DE SEU PREFEITO QUANDO CHAMOU AS PROFESSORAS DE ABACAXI SE INFORME E OUTRA.
    PROCURE SE INFORMAR O QUE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL FALA A RESPEITO DE DIREITOS E DEVERES DE EDUCADORES E DE EDUCANDOS OU SEJA DE PROFRSSORES E ALUNOS ... E DE GESTORES MUNICIPAIS

    ResponderExcluir
  11. Ronald Freitas ( Roninho )04 março, 2010 02:41

    É no mínimo lamentável a postura adotada por um governo que se coloca acima do bem e do mal, e que de maneira desumana exime-se de sua responsabilidade enquanto gestor eleito pelo PARTIDO DOS TRABALHADORES, fundado nas bases da negociação sindical e do pronto diálogo. Atitudes como esta só atravancam o processo democrático, o precioso tempo que deveria ser usado para sanar feridas de um passado muito recente, resgatando a auto-estima dos nosso cidadãos e conduzindo as nossa instituições ao pleno amadurecimento das relações.
    Mais uma vez a EDUCAÇÃO sinaliza o caminho, nossos valentes professores tornam-se exemplos para aqueles que sofrem em silêncio, com medo da artilharia do governo, das retaliações silenciosas, covardes, e por que não dizer tão semelhantes a gestão anterior que o nosso PREFEITO parece dar continuidade com extrema desenvoltura. Talvez como aluno dos mais aplicados.
    Nossos professores, nosso negros, nossa gente mais valorosa não merece tal INDIFERENÇA, o desdém amargo dos que não querem ouvir a VERDADE... aqueles aos quais a mentira e a bajulação insuflam cada vez mais o espírito preso as causas particulares.
    Estou certo de que a comunidade tem feito a devida leitura de tantos acontecimentos, ainda que existam os empregos, as benesses, o pavoroso medo de um passado que só pertence a ele próprio... a vida seguiu seu curso, o POVO DA NOSSA TERRA precisa levantar a cabeça e olhar para frente, olhar o porvir, vislumbrar uma cidade de todos, livre do ranço antigo, da política de sangue que alguns pseudo-líderes insistem em praticar.

    ResponderExcluir
  12. Desde quando os movimentos de luta por melhorias salariais e de condições de trabalho são considerados Anarquia? Será que você sabe o verdadeiro significado de Anarquia e Educação? Só amor pela arte de educar não paga nossas contas? Será que seu nome é Alice e vive no País das Maravilhas? Ou ganha muito bem que não precisa se preocupar com uma "besteira" como plano de cargos e salários? É por isso que esse país não vai pra frente, porque tem gente com a mentalidade do século 19 como você. Voce deve compactuar com todas as ideias da "panelina do poder". Nós professoras não somos "treinadas" como animais. Somos formadas para educar para a cidadania e formar para a cidadania significa reivindicar, quando necessário, os nossos direitos.

    ResponderExcluir
  13. Não sou puxa-saco do gestor e muito menos vivo no País das Maravilhas, mas sou coerente com minhas convicções. Senhora professora que diz ensinar em outro município deveria mudar de Cipó e transferir seu filho de escola, assim, quem sabe, não seria chamada de "abacaxi". Com certeza, sua defesa não tem respaldo no meio político; sua intervenção mostra que o gestor está certo em não aceitar pressão de uma poção de "abacaxis" A "professora" do ultimo comentário está mais para pelega do que para uma defensora da classe; além de não saber o que reivindicar tenta colocar as colegas no mesmo cesto; uma forte candidata a fazer parte da CUT ou força Sindical, lugares dos ociosos que adoram viver a custas da sociedade.
    O Executivo e Legislativo foram eleitos para trabalhar para o povo em geral e não para uma classe. R$ 719,00 de salário por 20 horas trabalhadas por semana em um município que não tem renda própria é muito e oneroso, visto que uma grande parte da população (aposentados) vive com o mínimo e não reclama e não faz anarquias.
    Volto a insistir: - É preciso rever o conceito de Educação e Educador, para que o Executivo e legislativo não tenham que descascar os "abacaxis" que aparecem com objetivos políticos e não reivindicatórios.

    ResponderExcluir
  14. EU ESTAVA PRESENTE E EM MOMENTO NENHUM ME SENTI UM ABACAXI , POIS QUANDO ELE SE REFERIU EM ABACAXIS É REFERÊNTE HÁ UM PROCESSO QUE NÃO FOI GERADO NAS GESTÕES DELE E SIM DESDE 1997 QUE ENCONTRA-SE NOS ARQUIVOS DA CÂMERA.AGORA SIM ESTAMOS NO CAMINHO CERTO POIS ESTAMOS LUTANDO PARA QUE SAIA DO PAPEL.E TENHO CERTEZA QUE NÓS CONSEGUIREMOS SIM, NOSSO OBJETIVO. POIS JAILTON MACÊDO É UM PREFEITO DEMOCRATICO...

    ResponderExcluir
  15. PROFESSORAS VOCÊS ESTAMOS NO CAMINHO CERTO, POIS A LUTA NÃO É SÓ DAS PROFESSORAS CIPOENSE EM VARIAS CIDADES AS PROFESSORAS MUNICIPAIS ESTÃO LUTANDO POR PLANO DE CARREIRAS, CONVÊNIO MÉDICO E OUTROS BENEFÍCIOS... BOA SORTE

    ResponderExcluir
  16. GOSTARIA DE DIZER ANÔNIMO QUE CHAMA AS PROFESSORAS DE ABACAXI QUE VOCE É TÃO COVARDE QUE NÃO TEM CORAGEM NEM DE DIZER SEU NOME ISSO É UM SINAL NEM VOCE ACREDITA NO QUE FALA E SE ESCONDE , NÃO PRECISO LHE PROVAR ONDE ENSINO MAS VOCE SABE QUE NOS OUTROS MUNICIPIOS EXISTEM MUITOS PROFESSORES DE CIPO ENSINANDO . E SÓ FALTAVA ESSA SAI DE MINHA CIDADE E DE JUNTO DE MINHA FAMILIA POR QUE VOCE NA SUA INCOPETENCIA QUER KKKK, SABE QUEM É VOCE UM PUXA SACO SIM, POIS NÃO SOU APOSENTADO RURAL POIS QUEM RECEBE UM SALÁRIO MINIMO DE APOSENTADORIA SÃO ESSES SOFREDORES QUE TRABALHARAM MUITO E QUANDO SE APOSENTA CARO PUXA ,NÃO CONSEGUE VIVER COM ESSE SALARIO MAS SIM TENTAM SOBREVIVER,CLARO SE NÃO TIVEREM NEM UMA DOENÇA E AI JÁ ERA POIS COM O SALARIO QUE GANHA, MAS PARA O CARO PUXA É MUITOOOOOOO DINHEIRO NÉ ACORDE O SÓ VAI ABRI O OLHO QUANDO FOR HUMILHADO POR O SEU GESTOR ? APARECIDA

    ResponderExcluir
  17. AO ANÔNIMO QUE ESTÁ TÂO PREUCUPADO COM O SALARIO DOS PROFESSORES ELE DEVE GANHAR BEM MAL,POIS NUNCA VI TANTA DESPEITA , MAS É SIMPLES ANÔNIMO VOCE FALA QUE OS PROFESSORES RECEBEM 720 REAIS E QUE É MUITO , AS PROFESSORAS NÃO RECEBEM ESSE VALOR E ELAS SABEM MUITO BEM DISSO POIS EXISTE ALGUMAS QUE JÁ TEM MUITO TEMPO DE SERVIÇO AI CHEGA PERTO SÓ QUE DEPOIS QUE DESCONTA DIMINUI, AI TE PERGUNTO SE AS PROFESSORAS QUE ESTUDARAM MAGISTÉRIO ALGUMAS TEM FACULDADES, E PPRESTARAM CONCURSO PUBLICO, NO SEU ENTENDER É MUITOOO DINHEIRO ENTÃO O QUE VOCE ME DIZ PUXA SACO DAS DIRETORAS QUE AI ESTÃO SEM QUALIFICAÇÃO NENHUMA ( CLARO QUE NÃO SÃO TODAS) RECEBENDO E EMBOLSANDO 1200 REAIS POIS NÃO FIZERAM CONCURSO PUBLICO JÁ QUE SEU GESTOR ATÉ HOJE NÃO FEZ UM CONCURSO . PARA QUE ELAS POSSAM TER REALMENTE UM EMPREGO ?

    ResponderExcluir
  18. PROFESSORAS QUERO PARABENIZAR A TODAS VOCES,QUE FIZERAM UMA LINDA MANIFESTAÇÃO, VOCES ESTÃO DEIXANDO OS GOVERNANTES DESSE MUNICIPIO DE CABELO EM PÉ, POIS ELES CONTAVAM COM A DESUNIÃO DE VOCES, JÁ QUE EXISTEM ALGUMAS PROFESSORAS CONCURSADAS, QUE TEM CARGO, ESPERAM POR OS RESULTADOS SEM SAIR DE CASA PARA NÃO CORRER O RISCO DE VER AS COLEGAS E DEIXAR SE CONTAGIAR POR A MOVIMENTAÇÃO QUE VOCES ESTÃO FAZENDO, E ACREDITEM NÃO DEIXE NINGUEM DESTRUIR ESSA CONQUISTA QUE VOCES TIVERAM QUE FOI FORMAR UMA CLASSE COMO DEVE SER E SEM AMOR NEM PAIXÃO POR PARTIDO NENHUM, POIS SERÁ ASSIM QUE CONSIGUIRÃO O QUE QUEREM BOA SORTE E VÃO A LUTA E TRAGAM AS OUTRAS PARA QUE ELAS POSSAM AJUDAR E SER AJUDADA PARABÉNS VOCES ESTÃO NO CAMINHO CERTO...

    ResponderExcluir
  19. É triste ler comentários tão fracos, sem nexo.Seria um prazer ler comentarios, daqueles que num passado não muito distante, participavam de passeaas, tomavam ovo na cara, brigavam pelos professores. E agora onde estão? com certeza não estão com medo de reassumir as antigas posturas. Estão é de bola calada, por uma razão, fazem parte da panelinha, não querem perder a vaca gorda. A viuva é farta e que se danem os professores, pois eles não se unem no todo, o medo é tamanho, a covardia é gritante, por isso merecem mesmo os termos que o prefeito usa, pois professoras valentes aquelas palavras não atinge vocs, e sim aquelas valentonas e revolucionárias do passado... abacaxis...emprestimos, etc...Tambem pudera com as diretoras que vcs, tem nas escola, esperar o que.. os carandirus da vida e outras coisitas mais.
    Antigamente criticava-se o "jogar de milhos" e agora quem está jogando e quem está catando e comendo o milho?

    ResponderExcluir
  20. Desafio: Vai lá seu prefeito e dona secretária da educação, demiti todo mundo também, como vocês demitiram nenê....! essa eu pagava pra ver......kkkkkk

    ResponderExcluir
  21. Senhora "Professora" - Posso ser seu parente; posso ser seu colega; posso ser tudo que imagine, mas não sou puxa-saco como afirma. Saiba que não preciso de trabalho, de emprego, muito menos de bajular ninguém. Reafirmo que sou coerente e, portanto, não posso concordar com um movimento sem liderança, incapaz de coordenar uma classe e utilizar a mídia para fins políticos. Se não está contente com a administração até entendo, mas não venha falar de outro município quando vive e utiliza os bens que Cipó oferece. A definição de "abacaxi" não foi minha e sim do movimento, basta observar os comentários antes do meu, mas se a senhora ficou abalada com tal definição é sinal que a carapuça lhe serviu!...
    É fácil observar como só uma 1/2 dúzia de "professora" se manifestam, daí a certeza de que esse movimento só tem respaldo por parte de quem gosta de ver o circo pegar fogo ou por alguns interessados em aparecer. Acorde do seu sonho ou pesadelo e procure defender o melhor para classe; acorde e procure entender que lutar por melhores condições de trabalho e salários demanda conhecimento, coragem, determinação e capacidade para negociar. Esse assunto nada tem a ver com politicagem; esse assunto merece cuidado para não ser esvaziado e cair no descrédito.
    O fato das Diretoras não ser concursadas, nada tem a ver, pois são cargos de confiança de prerrogativa do Executivo, portanto, não há razão para tantas críticas e reclamações por parte desse movimento mais político do que reivindicatório!

    ResponderExcluir
  22. A VOCE CARO PUXA SACO SÓ TENHO A DIZER QUE É IGNORANTE E PONTO NÃO VOU MAS LHE DAR RESPOSTAS POIS PUXA SACO PROCURA SEMPRE RESPOSTAS PARA DEFENDER SEU GESTORES SIM E ESSE É SEU CASO E SE NÃP SABE É LEI DIRETORAS DEVEM SER CONCURSADAS E TER NIVÉL , MAS COMO VOCE É PURA IGNORANCIA, TORÇO PARA QUE AS PROFESSORAS CONSIGAM O QUE QUEREM POIS É UM DIREITO DELAS E VOCE É UM COITADO,POIS SE NÃO DEPENDE DE EMPREGO DE PREFEITO QUE DOR É ESSA,VÁ PROCURAR UM REMEDIO SE NÇAO VAI INFARTA POIS AS PROFESSORAS NÃO VÃO DESISTIR , E PRA VOCE MEUS PESAMES KKKKK.APARECIDA

    ResponderExcluir
  23. ANÔNIMO ONDE VOCE APRENDEU A CONTAR NOS SOMOS MAIORIA TEMOS MAIS DE 100 PROFESSORAS UNIDAS PRONTAS PARA LUTAR POR OS NOSSOS DIREITOS .
    MAS DEVENOS RELEVAR ESSAS OPINIÕES POIS COM CERTEZA ESSA PESSOA GOSTARIA QUE FOSSE MEIA DUZIA NÉ.E QUEM VIU QUE VOCE NÉ UM CONTRATADO COM MEDO DE PERDER O CARGO TÁ COM MEDO É? POIS É NOS NÃO VAMOS DESISTIR ...ESTAMOS JUNTAS E TEMOS LIDERANÇA SIM E A MIDIA ESTÁ DANDO AS PROFESSORAS E ELAS ESTÃO USANDO DIFERENCIADA DO SEU PREFEITO QUE OFENDEU AS MESMA QUANDO ELAS NUNCA OFENDERAM , SÓ DISSERAM A VERDADE

    ResponderExcluir
  24. Por fim, todos estão de parabéns, comissão, sindicato, execultivo, legislativo, mas quero aqui deixar o meu protesto aos que tentam enfraquecer tais movimentos, ou aindas ofuscar o brilho de qualquer uma das entidades, são todas dignica de respeito cada uma na sua particularidade, a Câmara fez se papel, o Execultivo também, e nada disso seria realizado se não fosse comissão e sindicato, lutando pelos seus ideais.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.