Header Ads Widget

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

6/recent/ticker-posts

SOCIEDADE DO PLÁSTICO

Fazendo as compras de final de ano, ao chegar em casa, percebi o quanto de sacolinhas plásticas havia levado. Essa rotina se repete cada vez que vou ao supermercado, que vou recolher o lixo e em outros momentos do meu dia, daí parei para pensar um pouco sobre o assunto... Há não muito tempo, consumíamos menos plástico: não existiam garrafas pet, as embalagens do supermercado eram de papelão (que muitas vezes rompiam no fundo), o lixo era armazenado em lixeiras e latas e era recolhido pelos caminhões.
Hoje vivemos o auge do consumo do plástico: está nas estruturas dos automóveis, nos componentes de computadores, na construção civil, em equipamentos médicos, na nossa cozinha, em resumo, nas nossas vidas onde quer que estejamos. Quando passo pelas estradas, observo a vegetação em torno do acostamento e eles estão lá decorando arbustos, enfeando a paisagem e a culpa é nossa e não me eximo dessa culpa: também consumo plástico!
O maior responsável pelo entupimento dos esgotos pluviais que causam grandes alagamentos no Rio e em São Paulo é o plástico, muito bem representado pelos milhares de sacolinhas e de garrafas pet. Somando-se a isso estão obras de esgotamento mal-planejadas, feitas às pressas e por empresas nem sempre idôneas. Por outro lado, o plástico também é o representante do progresso tão presente em nossas vidas.
Os alagamentos causados pelo consumo irresponsável do plástico já chegaram à nossa cidade, como pudemos presenciar na última tempestade. Passei no comércio no final da última quarta-feira e pude verificar a quantidade expressiva de sacos plásticos deixados pelos comerciantes, principalmente de roupas. Na passagem de um ventinho, centenas de sacolas alçaram vôo num espetáculo estarrecedor. Seria muito interessante que houvesse uma campanha na tentativa de conscientizar os feirantes para que eles pudessem cuidar do lixo que produzem.
Aproveitando o momento, gostaria de parabenizar os garis cipoenses pelo excelente trabalho que fazem, pois além de manterem a cidade limpa, na quinta-feira pela manhã não há um resquício sequer da sujeira deixada pela feira.
Os governantes de várias partes do mundo estiveram em Copenhague discutindo o aquecimento global e a redução da emissão de carbono, o que não teve muito sucesso, mas enquanto estivermos pensando apenas em nosso conforto, emitindo carbono, produzindo e consumindo cada vez mais plástico, continuaremos a destruir o meio ambiente! Como dizia Chico Xavier “ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.”
Que saudade do bom e velho bocapiu... Viva a sociedade do plástico!!!
Matéria: Niclécia Gama / Postagem: Fabrício Martins

Postar um comentário

1 Comentários

  1. o nosso povo precisa ler mais.Essa jovem faz tantas materias educativas e ninguem se manifesta . o que nos falta é cultura... leitura chega de tanta fofocada.Alias é isso que da ibope .parabens niclecia.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: SEU COMENTÁRIO SÓ SERÁ APROVADO DEPOIS QUE A NOSSA EQUIPE ANALISAR SE VOCÊ SEGUIU AS REGRAS DO SITE.

ABAIXO TEMOS AS REGRAS PARA VOCÊ PODER COMENTAR EM NOSSO SITE:

>>>Não serão aceitos comentários que:<<<

-Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: Um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai...

-Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

-Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: Só serão disponibilizados no site os comentários que respeitarem as regras acima expostas.